THE INFORMATIONAL LITERACY OF THE TECNICAL CENTRAL LIBRARY OF THE EDUARDO MONDLANE UNIVERSITY IN MOZAMBIQUE IN USE OF DIGITAL TECHNOLOGIES OF INFORMATION AND COMMUNICATION

Authors

  • Rosa Manuela Teixeira Pinto Munguambe Munguambe Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Keywords:

Information literacy, Information technology, University library, Policy information

Abstract

Analyzes the influence of information technology in the information literacy of librarians of Eduardo Mondlane Central Library in Mozambique (BCE), in the information search process in order to provide the satisfaction of the demand of users of largest and oldest educational institution public the country, the Eduardo Mondlane University. Emphasizes the need for training of librarians, emphasizing the information literacy in digital information and communication technologies as tool that enables to respond to the current information society demand that arrested by observation of real time and real space in user satisfaction. However, for the study followed the method of action research, which is a type of research focused on the issue of action and involves a stakeholder involvement in the study itself which in this case included the ECB's own employees. Completes not disintegration of information literacy and information technology, which are part of competence in information and an information policy in the context of the local information system.

Author Biographies

Rosa Manuela Teixeira Pinto Munguambe Munguambe, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

Bolsista, nível Doutorado, do Programa PEC-PEG em convênio com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Administração e Gestão da Educação pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM, 2010), Moçambique.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor associado I do Departamento de Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

References

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATIONS. Presidential Commitee on Information Literacy. Chicago: [s. n.], 1989. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/nili/ilitt lst.html>. Acesso em: 20 out. 2016.

AQUINO, M. de A. A ciência da informação: novos rumos sociais para um pensar reconstrutivo no mundo contemporâneo. Ciência da informação, Brasília, v. 36, n. 3, 2007.

BARRETO, Â. M. Informação e conhecimento na era digital. Transformação, Campinas, v. 17, n. 2, p. 111-122, 2005.

BAUDRILLARD. J. A transparência do mal. Campinas: Papirus, 1992.

CAMPELLO, B.; ABREU, V.L.F.G. Competência informacional e o papel do bibliotecário na medição da informação: uma perspectiva teórica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.10, n. 2, p. 178-193, 2005.

CAREGNATO, E. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede Sônia. Revista de Biblioteconomia & Comunicação, Porto Alegre, v. 8, p. 47-55, 2000.

DANTAS, E.; GARCIA, J. Do tradicional ao atual de responsabilidade social da ciência da informação. Biblioline, João Pessoa, v. 9, n.2, p. 3-18, 2013.

DUDZIAK, E. A. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. São Paulo: USP, 2001.

_______. Competência em informação: melhores práticas educacionais voltadas para a information literacy. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., Jul., 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: FEBAB, 2005. p. 1-15.

_______. Information literacy: principles, philosophy and practice. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003.

EURO-Referencial I-D. Competências e aptidões dos profissionais europeus de informação e documentação. INCITE, Lisboa, v. 1, 2005. Disponível em: <https://www.eseig.ipp.pt/documentos/doc_noticias/EuroReferencial_P.pdf>. Acesso em: 20 out. 2016.

FREIRE, G. H. de A. Construção participativa de instrumento de política pública para gestão e acesso a informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.13, n.3, p. 195-207, 2008.

FREIRE, I. M. Sobre o regime de informação no laboratório de tecnologias intelectuais. CID: R. Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 70-86, 2013.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Regime de informação: construção de um conceito. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 3, p.43-60, 2012.

MANGUE, M. V. Informatização e integração do Sistema de bibliotecas da Universidade Eduardo Mondlane, 2002. 117f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

_______. Consolidação do processo de informatização em sistemas de bibliotecas universitárias na África Do Sul, Brasil e Moçambique. 2007. 284f. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) –Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

MIRANDA, S. Identificando competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, 2004.

MORIN, E. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, Francisco M.; SILVA, Jeremir M. (Orgs.). Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

NHARRELUGA, R. S. A dimensão informacional do estado moçambicano à luz dos programas governamentais. Ponto de Acesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 34-45, abr. 2009.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. [S.l.: s.n.], 2008.

PINHO NETO, J. A. Sá de. As novas tecnologias da informação e comunicação diante da transversalidade entre natureza e cultura. Culturas Midiáticas, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/11630/6670>. Acesso em: 20 out. 2016.

QUÉAU, P. O tempo virtual. In: PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: 34 Letras, 1999.

SERAFIM, L. A. Competências em informação na educação superior: um estudo com os professores do curso de agronomia do campus da UFC no Cariri. 2011. 147f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

SILVA, H. et. al. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência de Informação, Brasília, v. 34, n. 1, p. 28-36, 2005.

SPECIAL LIBRARIES ASSOCIATION. Competências para os bibliotecários do século 21. [S.l.: s. n.], 1996. Disponível em: <http://bibliodata.ibict.br/geral/docs/padronizacao.pdf>. Acesso em: 20 out. 2016.

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE. Plano estratégico de 2012-2014. Maputo: Gabinete do Reitor, 2014.

_______. Plano Estratégico da UEM 2012-2014. Maputo, 2012.

_______. Regulamento dos serviços de documentação. Maputo: Direção dos Serviços de Documentação, 2015.

_______. Reunião anual de 2014: informe do Reitor. Maputo: Gabinete do Reitor, 2014.

VIRÍLIO, P. O espaço crítico e as perspectivas do tempo real. Rio de Janeiro: 34 Letras, 1993.

WEISSBERG, J. L. O real e o virtual. In: PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: 34 Letras, 1999.

WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, 2000.

Published

2024-11-20

How to Cite

Munguambe, R. M. T. P. M., & Freire, G. H. de A. (2024). THE INFORMATIONAL LITERACY OF THE TECNICAL CENTRAL LIBRARY OF THE EDUARDO MONDLANE UNIVERSITY IN MOZAMBIQUE IN USE OF DIGITAL TECHNOLOGIES OF INFORMATION AND COMMUNICATION. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 4(2), 57–76. Retrieved from https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/4030