Estudo sobre a qualificação do bibliotecário cearense para o atendimento de usuários com deficiência visual

Autores

  • Hamilton Rodrigues Tabosa Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Valéria Gomes Pereira

Palavras-chave:

Acessibilidade, Acesso à informação, Bibliotecário - atuação, Tecnologias assistivas eletrônicas

Resumo

Este estudo vem ressaltar a importância do acesso à informação e da biblioteca como agentes transformadores, mostrando o papel do bibliotecário como suporte para os deficientes visuais no acesso à informação. O objetivo geral deste trabalho é verificar se os bibliotecários do Estado do Ceará conhecem, utilizam e dominam algumas das tecnologias assistivas eletrônicas que facilitam o atendimento e o acesso de usuários com deficiência visual à informação e se estão capacitados para atuarem com esses usuários. Aborda conceitos, tipos e aplicabilidades das tecnologias assistivas eletrônicas para acesso à informação. O estudo tem caráter exploratório-descritivo, cuja coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico junto a bibliotecários que exercem a profissão no estado do Ceará. Como resultados, verificamos a necessidade de aparelhamento e mesmo do domínio das técnicas de uso, por parte dos bibliotecários cearenses, das tecnologias assistivas eletrônicas de acesso à informação para pessoas com baixa visão ou cegas. Esses profissionais, de modo geral, não se sentem qualificados para atuar com tais necessidades especiais, considerando que essa lacuna, em sua formação profissional, nasce na vida universitária, que não os capacita a atuar com todos os diferentes tipos de usuários.

Biografia do Autor

Hamilton Rodrigues Tabosa , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

ASSIS, S.; BARRETO, A. M.; PARANDELLA, M. D. Bibliotecas públicas e telecentros: ambientes democráticos e alternativos para a inclusão social. Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 1, p. 27-36, jan./abr. 2008.

BERSCH, R. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI, 2008. Disponível em: <http://www.assistiva.com.br/Introducao%20TA%20Rita%20Bersch.pdf>. Acesso: 3 dez. 2011.

CARVALHO, I. C. L.; KANISHI, A. L. A sociedade do conhecimento e o acesso à informação: para que e para quem? Ciência da Informação, Brasília, n. 3. p. 33-39, set./dez., 2000.

FONSECA, J. C.; PINTO, T. L. Tecnologias assistivas para biblioteca inclusiva: uma forma de oferecer informações a todos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, OS DESAFIOS DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO FRENTE AS TECNOLOGIAS E OS SUPORTES INFORMACIONAIS NO SÉCULO XXI, 33., 2010, João Pessoa. Anais eletrônicos... João Pessoa: UFPB, 2010. Disponível em: <http://dci.ccsa.ufpb.br/enebd/index.php/enebd/article/ view/78>. Acesso em: 1 jun. 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisa em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-6, 1996.

PAULA, S. N. Acessibilidade à informação em bibliotecas universitárias e a formação do bibliotecário. Campinas: Universitária PUC, 2009.

PUPO, D. T.; MELO, A. M.; FERRÉS, S. P. (Orgs.). Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas: Universitária UNICAMP, 2006. Disponível em: <http://lab.bc.unicamp.br:8080/lab/producao/livro_acessibilidade_bibliotecas.pdf#page=65>. Acesso em: 13 abr. 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Faculdade de Medicina. Aluno com visão subnormal dá exemplo na faculdade. Belo Horizonte, jul. 2009. Disponível em: <http://www.medicina.ufmg.br/noticias/?p=7063>. Acesso em: 10 dez. 2011.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Tabosa , H. R., & Pereira, V. G. (2024). Estudo sobre a qualificação do bibliotecário cearense para o atendimento de usuários com deficiência visual. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 1(2), 21–36. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3884

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)