Recuperação da informação no banco de dados do arquivo judicial do fórum cível de João Pessoa
Palavras-chave:
Arquivo judicial, Recuperação da informação, Banco de dados, Revocação, Sistema de Comarcas Integradas do Tribunal de Justiça da ParaíbaResumo
A quantidade informacional produzido na atualidade tem exigido cada vez mais eficácia e eficiência dos sistemas de recuperação da informação. Este trabalho teve como objetivo avaliar o sistema de recuperação da informação do Arquivo Judicial do Fórum Cível de João Pessoa, denominado Sistema de Comarcas Integradas do Tribunal de Justiça da Paraíba (SISCOM). Esta pesquisa é classificada como de natureza aplicada, é exploratória descritiva e de abordagem qualiquanti. Usou-se o método de observação e questionário para coletar a opinião dos usuários do sistema. Os questionários foram aplicados numa amostra de nove participantes, em um universo de 50 usuários. A amostra de nove usuários que participou da pesquisa era jovem, de nível universitário, com conhecimento básico em informática, tinham vínculo de estágio, ex-estagiários, ou funcionário com o Arquivo Judicial. A maioria da amostra já usava o sistema entre um e dois anos. Em relação à satisfação com o sistema: grande parte avaliou sua interface textual como regular; todos afirmaram que o sistema não possui campos de busca suficientes, e sugeriram que deveriam existir mais opções para a busca de processos. A maioria dos participantes afirmou sentir-se produtiva ao usar o sistema, porém afirmou que o sistema precisa de alterações para ser mais eficiente. No entanto, a maioria da amostra participante manteve posição neutra ou negativa com relação à recomendação de uso do SISCOM. Conclui-se que o sistema precisa de modificações, principalmente em relação à inclusão de outras opções de busca, permitir combinação de campos de busca, a fim de melhorar sua precisão e revocação, garantindo uma melhor usabilidade e satisfação do usuário. Assim, o SISCOM poderá contribuir de maneira mais significativa para uma justiça mais célere e efetiva para a sociedade paraibana.
Referências
ALVES, Raquel Cristina Vesu. Metadados como elementos dos processos de catalogação. 2010. 132 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.
_______; SANTOS, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa. Metadados Arquivísticos: considerações sobre conceitos, tipos e instrumentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 4050-4071. Disponível em: http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt8. Acesso em: 31 dez. 2018.
ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.
_______; ALVARES, Lillian; Planejamento de Sistemas de Informação: aspectos teóricos e elementos essenciais da estratégia e da implementação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: UFBA, 2007, p. 1-15. Disponível em: http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT4--073.pdf . Acesso em: 31 dez. 2018.
ARQUIVO NACIONAL. Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública federal. 1. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011.
BRASIL. Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm. Acesso em: 31 dez. 2018.
_______. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Manual de Gestão Documental do Poder Judiciário. Brasília, DF, 2011. 52 p. Disponível em: http://www.cnj.jus.br/images/programas/gestao-documental/manual_gestao_documental_poder%20judiciario.pdf. Acesso em: 31 dez. 2018.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 31 dez. 2018.
FEITOSA, Ailton. Organização da informação na web: das tags à web semântica. Brasília: Thesaurus, 2006.
LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. Tradução de Antônio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos / Livros, 2004.
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de informações gerenciais. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2004.
LUZ, Robinson. Integração da lógica nebulosa à recuperação da informação em Data Warehouse. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/788/1/Robinson%20Luz%201.pdf. Acesso em: 31 dez. 2018.
PARAÍBA. Lei no 6.333, de 25 de setembro de 1996. Cria, no Poder Judiciário, o Sistema Integrado de Comarcas Informatizadas – SISCOM, e dá outras providências. Disponível em: http://www.tjpb.jus.br/wp-content/uploads/2015/10/LEI-N---6.333-DE-25-DE-SETEMBRO-DE-1996..pdf. Acesso: 31 dez. 2018.
RODRÍGUEZ, Eva Maria Mendez. Metadatos y recuperación de información: estándares, problemas y aplicabilidad en bibliotecas digitales. Gijón: Trea, 2002.
SILVA, Marcio Bezerra da. A teoria da classificação facetada na modelagem de dado sem banco de dados computacionais. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Programa de pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.