O Ensino da gestão de documentos nos cursos de Arquivologia do Brasil

Autores

  • Eliane Silveira Gonçalves Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (Ibict) https://orcid.org/0000-0002-7011-7613
  • Kethlen Anne Araújo Perdigão Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

Gestão de documentos, Curso universitário, Plano de ensino, Plano Político Pedagógico

Resumo

O presente estudo foca em compreender como ocorre o ensino da Gestão de Documentos, suas teorias e práticas nos cursos universitários de Arquivologia no Brasil, obtendo como objetivo principal a realização do mapeamento do ensino. As informações coletadas foram organizadas em duas etapas, a primeira que recolheu informações dos cursos e informações gerais das disciplinas (Ano de criação; Data do plano pedagógico atual; Disciplinas por curso; Carga horária; Ementa; Objetivos; Conteúdo; Metodologia; Avaliação), a segunda reuniu informações inerentes as bibliografias básicas e complementares (Autor; Título; Ano). Para a metodologia, foi utilizado diversos métodos para melhor caracterizar o objeto estudado. A pesquisa documental foi utilizada a fim de compreender o objeto da pesquisa. Segundo a natureza dos dados, a pesquisa se consiste como uma abordagem quantitativa, tendo a abordagem qualitativa em segundo plano, pois desta forma permite fazer uma reflexão mais completa sobre os objetos, e ainda se vale da Análise de Conteúdo de Bardin (1997) a fim de permitir a atribuição de significados aos dados coletados. Do universo total de 534 disciplinas dos cursos de Arquivologia no Brasil, foi analisado que existem 50 disciplinas que abordam o tema/assunto de Gestão de Documentos. A partir da metodologia adotada foi possível perceber, através dos resultados finais que as bibliografias utilizadas pelas disciplinas estão em crescente renovação, e alguns autores se fazem reincidentes nas bibliografias básicas e complementares, dado que apresenta a inserção de autores renomados na área como alguma das bibliografias mais utilizadas pelas disciplinas. Portanto, com o resultado da pesquisa podemos inferir que a Gestão de Documentos é de fato inserida nos cursos de Arquivologia.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 22 jan. 2019.

BRASIL. Lei de Acesso à Informação. Disponível em: http://www.acessoainformacao.gov.br/assuntos/conheca-seu-direito/a-lei-de-acesso-a-informacao. Acesso em: 22 jan. 2019.

BERNARDES, Ieda Pimenta; DELATORRE, Hilda. Gestão documental aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008.

BRITTO, Maria Teresa Navarro de. O ensino universitário de Arquivologia no Brasil. In: A formação do Arquivista no Brasil. Niterói/ RJ: Eduff: 1999.

CASTRO, Astréa de Moraes e. Arquivologia: sua trajetória no Brasil. Brasília: Stilo, 2008.

CUNHA, Luiz Antônio. Desenvolvimento desigual e combinado no ensino superior - estado e mercado. Educação Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 795-817, out. 2004. Disponível em: www.cedes.unicampi.br. Acesso em: 20 abr. 2018.

Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOERGEN, Pedro. Educação superior: entre formação e performance. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 3, p. 809-815, nov. 2008.

GONÇALVES, J. Como classificar e ordenar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1998. (Projeto como fazer, v.2)

INDOLFO, Ana Celeste. Gestão de documentos: uma renovação epistemológica no universo da Arquivologia. Arquivística.net , Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 28-60, jul./dez.2007.

JARDIM, José Maria. A universidade e o ensino da Arquivologia no Brasil. In: A formação do Arquivista no Brasil. Niterói/ RJ: Eduff: 1999.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SEVERINO, Antônio Joaquim. O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios. Educar em revista, Curitiba, n. 31, p. 73-89. 2008.

SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Hamilton, Direitos Humanos e Políticas Públicas. In: Direitos Humanos e Cidadania. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

SOUSA, Renato Tarcísio Barbosa de. O arquivista e as políticas públicas. In: CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA, 2., 2006, Porto Alegre. Anais [...], Porto Alegre: AARGS, 2006. 1 CD-ROM.

PAUGAM, Serge (Org.). A pesquisa sociologia. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Gonçalves, E. S., & Perdigão, K. A. A. (2024). O Ensino da gestão de documentos nos cursos de Arquivologia do Brasil. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 7(2), 16–32. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3984

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)