Mediação no contexto da biblioteca escolar
um estudo realizado em colégios particulares de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri cearense
Palavras-chave:
biblioteca escolar, mediação, bibliotecário mediador, colégios particulares – Crato e Juazeiro do NorteResumo
Trata de um estudo sobre mediação na biblioteca escolar e a realidade que estas encontram-se, realizado na região do Cariri Cearense. O problema de pesquisa parte da seguinte indagação: Qual a atuação e o cenário das bibliotecas de colégios particulares das cidades de Crato e Juazeiro do Norte? O objetivo refletir sobre a realidade de atuação das bibliotecas de colégios particulares das cidades de Crato e Juazeiro do Norte. A metodologia é composta por: revisão bibliográfica, caracterizando-se como estudo descritivo. Com abordagens de natureza qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi por meio de aplicação de questionários, constituindo os sujeitos da pesquisa, bibliotecário e/ou responsável da biblioteca e um gestor da escola da rede privada. A partir dos resultados e discussões, foi possível identificar a realidade das bibliotecas escolares das cidades de Crato e Juazeiro do Norte, sua importância, os desafios que enfrenta, mas principalmente o seu papel na escola e na sociedade. Foi possível perceber a relevância de elaboração estratégias mediacionais para tornar a biblioteca um espaço interativo, social, cultural, sobretudo, para facilitar o acesso à informação e ter o usuário como objetivo principal, como protagonista desse espaço. Concluiu-se que a biblioteca escolar ainda tem muito a conquistar e ascender, considerando às questões de legislação, legitimidade e de atividades mediacionais em geral. Para isso, é condição premente a participação do bibliotecário, seu reconhecimento e valorização na sociedade e na escola com vistas ao desenvolvimento das atividades de mediação da informação, da leitura e da cultura.
Referências
ALBUQUERQUE, A. B.; TEDESQUI, C. A. Competências profissionais do bibliotecário escolar: reflexões a partir da Lei 12.244/10. Informação @ Profissões, Londrina, v. 3, n. 1/2, p. 115-146, jan./dez. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/20519. Acesso em: 10 jul. 2020.
BICHERI, A. L. A. de O. A mediação do bibliotecário na pesquisa escolar face a crescente virtualização da informação. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marilia, 2008. Disponível em:
http://www.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/bicheri_alao_ me_mar.pdf. Acesso em: 3 jul. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/ SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/%20livro02.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n° 12.244, de 24 de maio de 2010. Brasília: Planalto, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 10 jul. 2020.
CÔRTE, Adelaide Ramos; BANDERIRA, Suelena Pinto. Biblioteca escolar. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2011.
FACHIN, Juliana. Mediação da Informação na Sociedade do Conhecimento. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 27, n. 1, p. 25-41, jan./jun. 2013. Disponível em: https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/3096. Acesso em: 19 jul. 2020.
FARIAS, M. G. G. Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil. Revista Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 106-125, set. 2015/fev. 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/101368/103968. Acesso em: 21 ago. 2020.
KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.
MAROTO, L. H. Biblioteca escolar, eis a questão! Do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
MARCOLINO, M. A. R.; CASTRO FILHO, C. M. Biblioteca escolar e os usuários especiais: o profissional da informação frente ao desafio da inclusão. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 28, n. 2, p. 9-25, jul./dez. 2014. Disponível em: https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/4216. Acesso em: 10 ago. 2020.
MARCONI, M. de A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RASTELI, A.; CAVALCANTE, L. E. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n. 39, p. 43-58, jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p43. Acesso em: 20 ago. 2017.
SANCHES, G. A. Ribeiro; RIO, S. F. Mediação da informação no fazer do bibliotecário e seu processo em bibliotecas universitárias no âmbito das ações culturais. Revista Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 103-121, jul./dez. 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42323/45994. Acesso em: 19 ago. 2020.
SANTANA FILHO, S. F. de. O papel da biblioteca escolar na formação do leitor. [S. l.: s. n.], 2010. Disponível em: http://www.alb.com.br/anais15/Sem02/severinofarias.htm. Acesso em: 20 ago. 2020.
SILVA, J. L. C.; SILVA, A. S. R. A Mediação da Informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 1-30, 2012. Disponível em: http://revistas.ffclrp.usp.br/BEREV/article/viewFile/128/pdf. Acesso em: 3 ago. 2020.
SILVA, J. L. C. Tópicos em biblioteconomia e ciência da informação: epistemologia, política e educação. Rio de Janeiro: Agência Biblioo, 2016.
SOUSA, Margarida Maria de. A biblioteca universitária como ambiente de aprendizagem no ensino superior. 2009. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
VARELA, Aida. Informação e construção da cidadania. Brasília: Thesaurus, 2007.
VIDOTTI, S. A. B. G.; LANZI, L. A. C.; FERNEDA, E. A mediação da informação aliada ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em uma biblioteca escolar. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 117-137, maio/ago. 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/114745. Acesso em: 21 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.