Participação do curso de Arquivologia nas discussões sobre os arquivos na Paraíba
Palavras-chave:
curso de Arquivologia, Arquivologia paraibanaResumo
A criação do Curso de Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) trouxe maior representatividade e outros atores para a cena arquivística do Estado, ampliando as discussões e debates acerca deste tema tão importante para a Região que tinha apenas um único curso na Bahia. Assim, este artigo trata de um relato das participações e contribuições como professor, representando o curso de Arquivologia da UEPB, em diversas instâncias da Paraíba, da cidade de João Pessoa e nacionalmente, tais como: A Comissão Provisória do Arquivo Público, o Conselho de Transparência Municipal e a Conferência Nacional de Arquivos, que resultaram na criação da Lei do Arquivo Público Estadual da Paraíba – APEPB, bem como na proposta para a institucionalização do Arquivo Público Municipal. Essas participações possibilitaram o reconhecimento do Curso de Arquivologia a nível local e nacional, e, ao mesmo tempo, uma troca de informações com outros pesquisadores e arquivistas que ampliou o escopo e firmou cada vez mais a nossa área.
Referências
DANTAS, Eder da Silva. Transparência e controle social em João Pessoa 2013/2015: um balanço. João Pessoa: Editora CCTA/UFPB, 2017.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Lisboa: Edições 70, [20--].
PARAÍBA. COMSSÃO PROVISÓRIA DO ARQUIVO PÚBLICO DA PARAÍBA. Relatório apresentado ao Governador do Estado da Paraíba, o Sr. Ricardo Vieira Coutinho, com os resultados dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Provisória do Arquivo Público (CPAP), criada pelo Ato Governamental nº 1.338/2018. João Pessoa: [s.n.], 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.