Trajetória docente em três tempos
desafios, responsabilidades e memórias de um professor
Palavras-chave:
docência universitária, UEPB, Arquivologia, ensino - pesquisa - extensãoResumo
Este Memorial Acadêmico busca apresentar um panorama da produção em Ensino, Pesquisa e Extensão do professor Henrique Elias Cabral França, que integra o quadro efetivo de docentes do Curso de Arquivologia do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa. Narrado em primeira pessoa, o texto aborda os componentes curriculares ministrados por França, que descreve ainda os caminhos extraclasse trilhados em dois destacados projetos de extensão universitária e lista, por fim, a produção de livros, artigos, resumos, apresentações e organização relativas a eventos científicos. Trata-se de recorte parcial, devido à trajetória acadêmica que ultrapassa uma década e da inviabilidade em aprofundar excessivamente os detalhes dessa trajetória. Espera-se, com este Memorial, apresentar o que pode e vem sendo produzido nas universidades públicas do Brasil. Também busca, em alguma medida, motivar pessoas a abraçarem a docência, além de incentivar a valorização de professores e professoras que atuam no sistema educacional brasileiro.
Referências
BARRETO, Aldo de Albuquerque. Os agregados de informação - memórias, esquecimento e estoques de informação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 1, n. 3, 2000.
BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao pensar. Vozes: Petrópolis, 1983.
CASARIN, Helen Castro Silva (Org.) Estudos de usuário da informação. Brasília: Thesaurus, 2014.
CHARLEAUX, J. P. O que foram, afinal, as Jornadas de Junho de 2013. E no que elas deram. Nexo Jornal, 2017. Recuperado de https://bit.ly/32WaqJ7. Acesso em: 25 mar. 2022.
CORTELLA, Mario Sergio; RIBEIRO, Renato Janine. Política para não ser idiota. Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2010.
FRANÇA, Henrique. E. C. Ciência no YouTube - uma análise da abrangência dos canais de ciência brasileiros no maior ecossistema de vídeos online do mundo. In: SÁNCHEZ-GEY, Nuria; CÁRDENAS-RICA, María Luisa. La comunicación a la vanguardia. Tendencias, métodos y perspectivas. [S.l.]: Fragua, 2021.
FRANÇA, Henrique E. C.; ROCHA, Fernanda. A.; ELOY, Christinne. C. Das redes digitais às ruas da cidade: a experiência de um movimento social da sociedade civil no Nordeste do Brasil. In: BORJABAD, S. A. F.; GARCIA, O. S. O. La transformación digital de los jóvenes: nuevos retos para la comunicación y el ciberativismo. [S.l.]: Egregius, 2020.
FRANÇA, Henrique E. C.; ALVES, Silvana T. F. Dados em questão: a formação dos jornalistas brasileiros e o acesso e uso de dados abertos na produção de notícia. In: VALENZUELA, N. S; ÁLVAREZ, A. A. Los medios de comunicación como agentes de educación social. [S.l.]: Egregius, 2020.
FRANÇA, Henrique E. C. Memória, sociedade e cidadania: o MUDDE como proposta de reflexão para além dos muros acadêmicos. In: SOUSA, Beatriz Alves; MEDEIROS, Vania Maria; MEDEIROS, Crisvalter R. de Araújo (Org.). Extensão: conexão e diálogo. 1. ed. João Pessoa, PB: Editora do IFPB, 2016.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia – novos diálogos sobre educação. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2013.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
GOHN, M, da G. Manifestações de junho de 2013 no Brasil e Praças dos Indignados no Mundo. Petrópolis: Vozes, 2014.
MCGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Tradução de Helena Vilar de Lemos. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1999.
SANTOS, Eliete. C.; FRANÇA, Henrique E. C.; SANTOS FILHO, José Janduy (Orgs.). Dez anos de Seminário de Saberes Arquivísticos - SESA: memória e contribuição para a Arquivologia. 1. ed. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2017.
SANTOS, Eliete C.; FRANÇA, Henrique E. C. Caminhos da normalização acadêmica. In: SANTOS, Eliete Correia. (Org.). Pesquisa em Arquivologia - fronteiras e perspectivas epistemológicas. 1. ed. Campina Grande: EDUEPB, 2017.
SILVA, Armando Malheiro da. A informação: da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico. Porto: Afrontamento, 2006.
WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de informação 2: um guia para quem comunica e dá instruções. São Paulo: Cultura, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.