Trajetória docente em três tempos

desafios, responsabilidades e memórias de um professor

Autores

Palavras-chave:

docência universitária, UEPB, Arquivologia, ensino - pesquisa - extensão

Resumo

Este Memorial Acadêmico busca apresentar um panorama da produção em Ensino, Pesquisa e Extensão do professor Henrique Elias Cabral França, que integra o quadro efetivo de docentes do Curso de Arquivologia do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa. Narrado em primeira pessoa, o texto aborda os componentes curriculares ministrados por França, que descreve ainda os caminhos extraclasse trilhados em dois destacados projetos de extensão universitária e lista, por fim, a produção de livros, artigos, resumos, apresentações e organização relativas a eventos científicos. Trata-se de recorte parcial, devido à trajetória acadêmica que ultrapassa uma década e da inviabilidade em aprofundar excessivamente os detalhes dessa trajetória. Espera-se, com este Memorial, apresentar o que pode e vem sendo produzido nas universidades públicas do Brasil. Também busca, em alguma medida, motivar pessoas a abraçarem a docência, além de incentivar a valorização de professores e professoras que atuam no sistema educacional brasileiro.

Biografia do Autor

Henrique Elias Cabral França, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Criação Publicitária pelo IESP. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo - pela UFPB. Professor do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Referências

BARRETO, Aldo de Albuquerque. Os agregados de informação - memórias, esquecimento e estoques de informação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 1, n. 3, 2000.

BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao pensar. Vozes: Petrópolis, 1983.

CASARIN, Helen Castro Silva (Org.) Estudos de usuário da informação. Brasília: Thesaurus, 2014.

CHARLEAUX, J. P. O que foram, afinal, as Jornadas de Junho de 2013. E no que elas deram. Nexo Jornal, 2017. Recuperado de https://bit.ly/32WaqJ7. Acesso em: 25 mar. 2022.

CORTELLA, Mario Sergio; RIBEIRO, Renato Janine. Política para não ser idiota. Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2010.

FRANÇA, Henrique. E. C. Ciência no YouTube - uma análise da abrangência dos canais de ciência brasileiros no maior ecossistema de vídeos online do mundo. In: SÁNCHEZ-GEY, Nuria; CÁRDENAS-RICA, María Luisa. La comunicación a la vanguardia. Tendencias, métodos y perspectivas. [S.l.]: Fragua, 2021.

FRANÇA, Henrique E. C.; ROCHA, Fernanda. A.; ELOY, Christinne. C. Das redes digitais às ruas da cidade: a experiência de um movimento social da sociedade civil no Nordeste do Brasil. In: BORJABAD, S. A. F.; GARCIA, O. S. O. La transformación digital de los jóvenes: nuevos retos para la comunicación y el ciberativismo. [S.l.]: Egregius, 2020.

FRANÇA, Henrique E. C.; ALVES, Silvana T. F. Dados em questão: a formação dos jornalistas brasileiros e o acesso e uso de dados abertos na produção de notícia. In: VALENZUELA, N. S; ÁLVAREZ, A. A. Los medios de comunicación como agentes de educación social. [S.l.]: Egregius, 2020.

FRANÇA, Henrique E. C. Memória, sociedade e cidadania: o MUDDE como proposta de reflexão para além dos muros acadêmicos. In: SOUSA, Beatriz Alves; MEDEIROS, Vania Maria; MEDEIROS, Crisvalter R. de Araújo (Org.). Extensão: conexão e diálogo. 1. ed. João Pessoa, PB: Editora do IFPB, 2016.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia – novos diálogos sobre educação. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2013.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

GOHN, M, da G. Manifestações de junho de 2013 no Brasil e Praças dos Indignados no Mundo. Petrópolis: Vozes, 2014.

MCGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Tradução de Helena Vilar de Lemos. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1999.

SANTOS, Eliete. C.; FRANÇA, Henrique E. C.; SANTOS FILHO, José Janduy (Orgs.). Dez anos de Seminário de Saberes Arquivísticos - SESA: memória e contribuição para a Arquivologia. 1. ed. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2017.

SANTOS, Eliete C.; FRANÇA, Henrique E. C. Caminhos da normalização acadêmica. In: SANTOS, Eliete Correia. (Org.). Pesquisa em Arquivologia - fronteiras e perspectivas epistemológicas. 1. ed. Campina Grande: EDUEPB, 2017.

SILVA, Armando Malheiro da. A informação: da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico. Porto: Afrontamento, 2006.

WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de informação 2: um guia para quem comunica e dá instruções. São Paulo: Cultura, 2005.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

França, H. E. C. (2024). Trajetória docente em três tempos: desafios, responsabilidades e memórias de um professor . Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 10(2), 50–57. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/4050