O Legado da ação educativa na formação em Arquivologia
uma (mara)tona de aprendizagens e sentimentos
Palavras-chave:
ação educativa, difusão cultural, ArquivologiaResumo
As ações educativas e culturais configuram-se como instrumentos atrativos no desenvolvimento de atividades que aproximem o público para dentro das instituições arquivísticas. Este texto aborda o evento “Ação Educativa no Curso de Arquivologia”, promovido pelo componente curricular “Gestão de Serviços Arquivísticos”, ministrado pela professora Maria José Cordeiro de Lima (Mara – In Memorian), no curso de Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba. Aponta como o evento e as ações desenvolvidas pela professora Mara trouxeram visibilidade e novos horizontes ao curso de Arquivologia e à formação arquivista, fomentando a discussão dos aspectos teóricos e práticos a respeito das iniciativas de difusão cultural e ação cultural que os arquivos podem proporcionar à sociedade.
Referências
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como desenvolver políticas de ação cultural e educativa em arquivos. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo, 2002.
FREIRE, Luiz Gustavo Lima. Difusão educativa em arquivos. Histórica: Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, São Paulo, n. 34, jan. 2009. Disponível em: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao34/materia06/. Acesso em: 22 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.