O Legado da ação educativa na formação em Arquivologia

uma (mara)tona de aprendizagens e sentimentos

Autores

Palavras-chave:

ação educativa, difusão cultural, Arquivologia

Resumo

As ações educativas e culturais configuram-se como instrumentos atrativos no desenvolvimento de atividades que aproximem o público para dentro das instituições arquivísticas. Este texto aborda o evento “Ação Educativa no Curso de Arquivologia”, promovido pelo componente curricular “Gestão de Serviços Arquivísticos”, ministrado pela professora Maria José Cordeiro de Lima (MaraIn Memorian), no curso de Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba. Aponta como o evento e as ações desenvolvidas pela professora Mara trouxeram visibilidade e novos horizontes ao curso de Arquivologia e à formação arquivista, fomentando a discussão dos aspectos teóricos e práticos a respeito das iniciativas de difusão cultural e ação cultural que os arquivos podem proporcionar à sociedade.

Biografia do Autor

Petrônio Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Especialista em docência em Gestão de Documentos pela Faculdade Unyleia. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Técnico em Arquivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Referências

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como desenvolver políticas de ação cultural e educativa em arquivos. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo, 2002.

FREIRE, Luiz Gustavo Lima. Difusão educativa em arquivos. Histórica: Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, São Paulo, n. 34, jan. 2009. Disponível em: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao34/materia06/. Acesso em: 22 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Silva, P. P. da. (2024). O Legado da ação educativa na formação em Arquivologia: uma (mara)tona de aprendizagens e sentimentos. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 10(2), 75–79. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/4054