História e literatura

Abordagens da História cultural na historiografia no século XX

Autores

  • Alberto Alves da Silva UEG

Palavras-chave:

Palavras- Chave: História. Literatura, Fonte.

Resumo

O presente estudo tem como intuito colaborar para reflexão acerca da relação entre História e Literatura que deste a antiguidade é ponto de preocupação por parte dos historiadores que tem como ofício a busca pela interpretação do real. Neste trabalho abordaremos a semelhanças e diferenças entre os dois campos do conhecimento que juntos estabelecem um importante campo de pesquisa para a historiografia contemporânea. É graças a História Cultural que a relação história e literatura passou a ser encarada como horizonte de perspectivas para a pesquisa histórica. Acreditamos de que a Literatura é fonte fértil para o historiador pois apresentam vestígios, e novos olhares que outras fontes não podem ocasionar sendo assim um objeto passível de interpretação da historiografia.

Referências

CERTEAU, Michel. A escrita da História. Trad. Maria de Lourdes Meneses.1° ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: Entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhado. 2°ed. São Paulo: Difel, 2002.

_______A história ou a leitura do tempo. Trad. Cristina Antunes. s/d. Belo Horizonte: Autêntica, 2009

_______. Cultura escrita, literatura e história. s/d Porto Alegre: Artmed, 2001

PESAVENTO. Sandra Jatahy. História e História Cultural. 2°ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LEENHART, Jacques e PESAVENTO, Sandra Jatahy. (orgs.) Discurso Histórico e Narrativa Literária. Campinas, São Paulo: Editora UNICAMP, 1998.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e Literatura: uma velha-nova história. In: COSTA, Cléria Botelho e MACHADO, Maria Clara Tomaz. História e Literatura: identidades e fronteiras. Uberlândia. EDUFU, 2005.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão. 4ºed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

VEYNE, Paul. Como se escreve a História e Foucault revoluciona a história. Trad. Alda Balttar e Maria Auxiliadora Kneipp s/d. Brasília: UNB, 1998.

WHITE, Hayden. O texto histórico como artefato literário. In:____________. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Tradução de Alípio Correia de Franca Neto. 2.ed. São Paulo: Edusp, 2001. p. 97-116.

______. Trópicos do discurso. Ensaios sobre a crítica e a Cultura. São Paulo: EDUSP, 1994

Publicado

2021-05-30

Como Citar

Alves da Silva, A. (2021). História e literatura: Abordagens da História cultural na historiografia no século XX. SIRUIZ - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 1(1), 110–119. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/siruz/article/view/357