UMA LEITURA DE MAUS

IMPLICAÇÕES DO HOLOCAUSTO NA VIDA DAQUELES QUE SOBREVIVEM

Authors

  • Dilene Kelly de Souza França UEPB
  • Maria Jiennalle Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Campina Grande
  • Cristielly Brenda Alves Pereira Universidade Federal de Campina Grande

Keywords:

Maus. Holocausto. Traumas.

Abstract

Maus: A história de um sobrevivente, de Art Spiegelman, é um romance gráfico que aborda a temática do Holocausto através do relato de experiência de seu pai, Vladek Spiegelman. Buscaremos desenvolver aqui, através da leitura e análise da obra, uma reflexão sobre quais os motivos que levaram alguém a dizimar milhares de pessoas dentro do contexto da Segunda Guerra Mundial em que milhares de judeus foram exterminados pelos nazistas. Tendo em vista a importância de a população ter conhecimento de um dos capítulos mais sombrios da história da humanidade, faz-se importante refletir sobre a capacidade humana, levando-nos a ter consciência sobre o nosso papel na sociedade. Mediante o que foi dito, o presente artigo tem por objetivo analisar, a partir da perspectiva do protagonista (Vladek), como as implicações de sobreviver ao Holocausto se refletem na vida do indivíduo. A metodologia que seguiremos está ancorada em uma análise de caráter bibliográfico, a partir de teóricos como Frankl (2013) e Ress (2014). Dessa forma, constatamos que situações em que o indivíduo é posto em condições extremas de sobrevivência produzem traumas significativos, que os perpassam por toda vida.

Published

2021-05-30

How to Cite

Kelly de Souza França, D., Jiennalle Rodrigues Barbosa, M., & Brenda Alves Pereira, C. (2021). UMA LEITURA DE MAUS: IMPLICAÇÕES DO HOLOCAUSTO NA VIDA DAQUELES QUE SOBREVIVEM. SIRUIZ - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 1(1), 46–56. Retrieved from https://revista.uepb.edu.br/siruz/article/view/358