A MULHER COMO SÍMBOLO DE PECADO NO POEMA “ALI ELA MORAVA...” DE DI CAVALCANTI

Autores

  • Renan Ferreira Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Amanda da Silva Ferreira Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Poesia, Mulher, Historiografia Literária, Di Cavalcanti, Bissexto

Resumo

A composição da imagem negativa da mulher instaurou-se inicialmente na Bíblia, na qual, segundo Ferreira (2002), a constituição de Eva a partir da costela de Adão simbolizaria a inferioridade da mulher referente ao homem, e a tentação que ocasionou na perda do Paraíso atribuiria a ela um teor de perdição, dessa forma perpetuando-se pela história da humanidade, com isso tendo reflexos em outras obras durante a historiografia literária. É essa visão da mulher que pretendemos analisar no poema “Ali ela morava...”, de Di Cavalcanti, presente na Antologia de Poetas Brasileiros Bissextos Contemporâneos (1946), organizada por Manuel Bandeira, buscando debater seus principais aspectos constitutivos. Em termos metodológicos, nosso trabalho configura-se como bibliográfico, ou seja, através da investigação de referências publicadas, considerando as discussões teóricas de Ferreira (2002), Beauvoir (1980) e Tannus (2006), entre outros. Como resultados, podemos constatar que a mulher representada pelo poema de Di Cavalcanti é vista como um indivíduo de perdição, ligada a um teor carnal e sexual, os quais provocariam a ruina do homem.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1973.

ASSIS, Machado de. A Cartomante. In: vol. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

BANDEIRA, Manuel. Antologia de Poetas Brasileiros Bissextos Contemporâneos. 1ª ed. Zelio Valverde, 1946.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: A experiência vivida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BORTOLOTI, Marcelo. Cinco Décadas De Di Cavalcanti Na Imprensa Brasileira. Fundação Biblioteca Nacional, Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, 2011. Disponível em:<https://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/producao/pesquisa/2011/marco_marcelo_bortoloti_trab_revisado_0_0.pdf> Acesso em: 22 de mar. de 2021.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte, Editora Itatiaia Ltda, 2000.

DANTAS, Camila de Carvalho; VIEIRA, Wellington Neves. A Representação Feminina Na Poesia De Gregório De Matos. In: Festival Literário de Paulo Afonso, 3., 2017, Paulo Afonso. Anais do III FLPA. Paulo Afonso, 2017, p. 24-36.

FERREIRA, Carlos Aparecido. A Mulher na Literatura Portuguesa: sua Imagem e seus Questionamentos através do Gênero Epistolar. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2002.

FONSECA, Rubem. Calibre 22. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

GULLAR, Ferreira (org.). Di Cavalcanti (1897-1976). Rio de Janeiro: Pinakotheke, 2006.

ROSA, João Guimarães. Tutaméia: terceiras estórias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

SANTIAGO, Camila dos S. et al. Mulheres machadianas: submissão e resistência. In: III

SEPEXLE – Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras, 2010, Ilhéus. Caderno de

Resumos do III SEPEXLE – Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. Ilhéus, 2010, p.

-39.

SINIGAGLIA, Bruna. O Papel Laboral Da Mulher Na Sociedade Brasileira Contemporânea: Uma análise sobre sua evolução, a partir de um estudo de caso em uma empresa do município de Santa Rosa – RS. Dissertação (Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social). Universidade de Cruz Alta- Unicruz. Cruz Alta, 2018.

SILVA, Antonia Marly Moura da. Arquétipos da dualidade feminina no conto “Desenredo” de João Guimarães Rosa. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 47, n. 2, p. 194-200, abr./jun. 2012.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. Gênero, patriarcado: a necessidade da violência. In: CASTILLOMARTÍN, Márcia; OLIVEIRA, Suely de. Marcadas a ferro – Violência contra a mulher: uma visão multidisciplinar. Brasília: Presidência da República/Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2005. p. 35-76.

TANNUS, Maria Auxiliadora Ferreira Schuwartz. A imagem da mulher em Di Cavalcanti - Sedução. Lirismo. Brasilidade. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Campos dos Goytacazes, 2006.

Downloads

Publicado

2021-05-30

Como Citar

Ferreira, R., & da Silva Ferreira, A. (2021). A MULHER COMO SÍMBOLO DE PECADO NO POEMA “ALI ELA MORAVA.” DE DI CAVALCANTI. SIRUIZ - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 1(1), 56–74. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/siruz/article/view/394