Sobre a Revista

SIRUIZ - Estudos Linguísticos e Literários é uma publicação científica semestral instituída pelo departamento de Letras do Campus III, Guarabira/PB da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em linha editorial, este periódico se concentra na publicação de trabalhos resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre experiências oriundas de grupos de pesquisa, projetos de pesquisas, entrevistas, traduções e resenhas críticas de obras que abordem temas relevantes na área da literatura, linguística e suas interfaces interdisciplinares. A SIRUIZ nasceu com o propósito de democratizar o acesso a periódicos científicos, por meio do que entendeu que há uma demanda significativa por alunos de graduação que queiram enriquecer o seu currículo a fim de ingressarem numa pós-graduação. Diferentemente de outros periódicos, o processo burocrático da SIRUIZ é diminuto, possibilitando, em seu processo editorial, mais vazão para receber originais. É recomendável que alunos de graduação submetam seus trabalhos sob orientação, mas fica facultada a liberdade para submeter sem um orientador (a), uma vez que a filosofia da revista é a valorização plena de graduandos e graduados e demais pesquisadores.

Anúncios

Edição Atual

v. 1 n. 1 (2021): HISTÓRIA E LITERATURA: FAZENDO ARTE, CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO SENSIBILIDADES
					Visualizar v. 1 n. 1 (2021): HISTÓRIA E LITERATURA: FAZENDO ARTE, CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO SENSIBILIDADES

Este dossiê busca reunir trabalhos acadêmicos na área da literatura e da história com o objetivo de abranger as mais diversas narrativas a respeito do fazer literário e historiográfico e suas implicações no presente. Tendo em vista que nenhum conhecimento é produzido de forma individual, consideramos o caráter interdisciplinar dos trabalhos indispensável, a partir do que cada uma das disciplinas conta com suas próprias metodologias e particularidades, mobilizando-se em torno de um processo dialético e não de exclusão entre elas.

Neste sentido pluralizar, interdisciplinarizar e difundir novas formas de ver e entender o mundo e toda sua amplitude de diferenças por meio do fazer literário e do histórico, revela-se indispensável no atual contexto em que vivemos, pois tais disciplinas são fundamentais para a análise e construção de discursos políticos, sociais, culturais, econômicos e religiosos, desta forma ligam-se diretamente com as mais diversas instituições que regem e disciplinam nossas vidas em sociedade.

Neste sentido, “Fazer Arte e Contar Histórias” estão para além da questão poética que esta oração abriga, são desta forma ações que possuem questionamentos sobre a sociedade e todos os seus aspectos, são criadoras de novos saberes e fazeres e, portanto, criadoras de “Sensibilidades” a partir da escrita.

Publicado: 2021-05-30

Edição completa

Ver Todas as Edições