LITERATURA E HISTÓRIA EM AS VOLTAS DO MEU CORAÇÃO DE FANNY ABRAMOVICH
Palavras-chave:
Literatura infantil e juvenil. As voltas do meu coração. Ditadura militar. Fanny Abramovich.Resumo
Com o caráter de pesquisa histórico-literária, esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre os aspectos políticos e socioculturais e a estrutura literária da obra As Voltas do Meu Coração (1989) de Fanny Abramovich. Além de analisar os aspectos políticos e socioculturais, será abordada a relação da vida amorosa e pessoal da protagonista com a história política do Brasil no período da ditadura, tema central da narrativa analisada. Para sustentação da análise recorremos a alguns teóricos como Candido (1972, 2000 e 2011) que é um dos críticos brasileiros que trabalha sob a perspectiva da crítica sociológica, Lajolo e Zilberman (1993 e 1999) que foram amparo na sustentação da literatura infantil juvenil e Chiavenato (1994) e outros historiados para sustentar o painel histórico que foi traçado neste trabalho. Pode-se concluir que a literatura voltada para o público infantil e juvenil é extremante importante, não só pela carga histórica e sociocultural que carrega, mas pela ousadia e criatividade que os escritores tiveram tornando-se assim grandes referências para as futuras gerações de escritores e tornando suas obras atemporais.
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. As Voltas do Meu Coração. São Paulo: Atual, 2003.
ABRAMOVICH, Fanny. O Estranho Mundo que se Mostra as Crianças. São Paulo: Summus, 1983.
ABRAMOVICH, Fanny. A Única Função do Educador é pôr a Criança na Rua, no Mundo. Depoimento. Vol. 14. N. 3, (2009). Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/viewFile/7846/7244 acesso em 12 de Dezembro de 2016.
BORDINI, Maria da Glória. A literatura Infantil nos anos 80. In: SERRA, Elizabeth D' Angelo. (Org.) 30 anos de literatura para crianças e jovens: algumas leituras. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras/ ALB, 1998, p. 33-45 (Leituras no Brasil).
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix,1994.
CANDIDO, Antonio. A Literatura e a Formação do Homem. São Paulo: Ciência e Cultura, 1972.
BOSI, Alfredo. A Formação da Literatura Brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000.
BOSI, Alfredo. Vários Escritos. Rio de Janeiro. Ouro Sobre Azul: Rio de Janeiro, 2011.
BOSI, Alfredo. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro. Ouro Sobre Azul: Rio de Janeiro, 2011.
CHIAVENATO, Júlio José. O Golpe de 64 e a ditadura militar. São Paulo: Moderna, 1994.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama Histórico da Literatura Infantil I. São Paulo: Ática, 1991.
EVELIN, Guilherme.; LOYOLA, Leandro.; MOURA, Marcelo.; CORONATO, Marcos.; GABRIEL, Ruan de Sousa.; GORCZESKI, Vinícius. 1964: O ano que não terminou. Revista Época. Edição especial. N. 826. São Paulo: Globo, 28 de março de 2014. Disponível em: http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2014/03/1964-o-ano-que-bnao-terminoub.html acesso em 18 de Janeiro de 2017.
LAJOLO, Marisa. ZILBERMAN, Regina. Um Brasil para Crianças: Para conhecer a Literatura Infantil brasileira: Histórias, autores e textos. São Paulo: Global, 1993.
LAJOLO, Marisa. Literatura Infantil Brasileira: história & estórias. São Paulo: Ática, 1986.
MORAES, Carlos; LAJOLO, Marisa. A expansão da literatura infantil. In: BASTOS, Dau. (Org.) Ana & Ruth. Rio de Janeiro: Salamandra. 1995, p. 51-54
MORAIS, Josenildo de Oliveira. A Literatura Infantil como Instrumento de Denúncia da Ditadura Militar. Paraíba: UEPB, 2011. Disponível em: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgli/download/dissertacoes/Dissertacoes2011/Josenildo.pdf acesso em 10 de Dezembro de 2016.
SPINDEL, Arnaldo. O que são ditaduras. São Paulo: Abril Cultural: Brasiliense, 1985.
SZTERLING, Silvia. 1968-1974: A Guerra Silenciosa. São Paulo: Ática, 1996.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 SIRUIZ - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.