NA ERA TECNOLÓGICA, EM VIAS DO ESQUECIMENTO: ESTUDO DA ATUAL SITUAÇÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DA BAHIA, NO PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19

ESTUDO DA ATUAL SITUAÇÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DA BAHIA, NO PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19

Autores

  • ELENILDA ALVES BRANDÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA/ UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

DOI:

https://doi.org/10.48098/refiedi.v2i1.248

Palavras-chave:

Escola pública. Pandemia. Estudantes. Exclusão digital. Autonomia.

Resumo

Este escrito traz uma abordagem sobre a visão de alguns estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio de escolas públicas do interior da Bahia, sobre  como pensam as suas atuais situações educacionais em meio à pandemia causada pela COVID-19, motivo o qual as aulas presencias foram totalmente suspensas. Sobre o prisma das (im)possibilidades do acesso às TICs pelos estudantes,  observamos  o  possível alargamento das suas autonomias educacionais, bem como impulsionamento   de suas posturas critica reflexivas e, a partir destas,  a busca pelo empreendimento de suas próprias aprendizagens escolares. Buscamos externar as dificuldades de aprendizado em tempos pandêmicos; as exclusões digitais, cujas discrepâncias tornaram-se mais evidentes mediante a crise ocasionada pelo coronavírus.  A partir de abordagem qualitativa e atividade de escuta dos sujeitos colaboradores em seus lugares e contextos, utilizando o instrumento entrevistas on line, buscamos dialogar com alguns autores como (Lemos, 2015); (Nicolaci–da-Costa, 2009); (Lévy 1999); (Silva, 2011); (Freire, 2006); (Amiél, 2018) e com os estudantes,  jovens e adolescentes colaboradores buscando traçar uma imagem da realidade tangente a partir da visão destes sujeitos.

Palavras -chave:  Escola pública.  Pandemia. Estudantes.  Exclusão digital. Autonomia.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

BRANDÃO, E. A. (2021). NA ERA TECNOLÓGICA, EM VIAS DO ESQUECIMENTO: ESTUDO DA ATUAL SITUAÇÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DA BAHIA, NO PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19: ESTUDO DA ATUAL SITUAÇÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DA BAHIA, NO PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19. REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA, A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES, 2(1). https://doi.org/10.48098/refiedi.v2i1.248

Edição

Seção

Artigos