NA ERA TECNOLÓGICA, EM VIAS DO ESQUECIMENTO: ESTUDO DA ATUAL SITUAÇÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DA BAHIA, NO PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19
ESTUDO DA ATUAL SITUAÇÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DA BAHIA, NO PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.48098/refiedi.v2i1.248Palavras-chave:
Escola pública. Pandemia. Estudantes. Exclusão digital. Autonomia.Resumo
Este escrito traz uma abordagem sobre a visão de alguns estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio de escolas públicas do interior da Bahia, sobre como pensam as suas atuais situações educacionais em meio à pandemia causada pela COVID-19, motivo o qual as aulas presencias foram totalmente suspensas. Sobre o prisma das (im)possibilidades do acesso às TICs pelos estudantes, observamos o possível alargamento das suas autonomias educacionais, bem como impulsionamento de suas posturas critica reflexivas e, a partir destas, a busca pelo empreendimento de suas próprias aprendizagens escolares. Buscamos externar as dificuldades de aprendizado em tempos pandêmicos; as exclusões digitais, cujas discrepâncias tornaram-se mais evidentes mediante a crise ocasionada pelo coronavírus. A partir de abordagem qualitativa e atividade de escuta dos sujeitos colaboradores em seus lugares e contextos, utilizando o instrumento entrevistas on line, buscamos dialogar com alguns autores como (Lemos, 2015); (Nicolaci–da-Costa, 2009); (Lévy 1999); (Silva, 2011); (Freire, 2006); (Amiél, 2018) e com os estudantes, jovens e adolescentes colaboradores buscando traçar uma imagem da realidade tangente a partir da visão destes sujeitos.
Palavras -chave: Escola pública. Pandemia. Estudantes. Exclusão digital. Autonomia.
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
AMIEL, T. Geringonça, jeitinho, gambiarra: a pesquisa em tecnologia e educação diante de suas políticas e projetos. In: VALENTE, José Armando; ARANTES, Flavia Linhalis; FREIRE, Fernanda (org.). Campinas: NIED/Unicamp, 2018. p. 164-179. Disponível em:<https://www.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf>. Acessado entre agosto/setembro, 2020.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.
COSTA, B. Paulo Freire: educador-pensador da libertação. Pro-Posições | v. 27, n. 1 (79) | p. 93-110 | jan./abr. 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Pedagogia da Autonomia. 18ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em Retrospectiva: A posição da filosofia na sociedade. Volume IV. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2007.
GOLDEMBERG, J. O Repensar da Educação no Brasil. Programa Educação Para a Cidadania do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Palestra feita pelo autor em 3 de junho de 1993 no IEA-USP.
GALVAO, A. Analfabetismo Digital: Seção e-Notícias do site Observatório da Imprensa, Edição 217, Março 2003. Disponível em [http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/eno260320031.htm]. Acesso setembro, 2020.
LEMOS, A. Cibercultura, cultura e identidade. Em direção a uma “Cultura Copyleft”? Revista Contemporânea, vol.2,no 2 p 9-22 Dez. 2004.
MINAYO, C . Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. RAE• v.35 • n.3 • Mai./Jun.1995.
NICOLACI-DA-COSTA, M. Et. all. Uso de Entrevistas On-Line no Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS). Psicol. Reflex. Crit. vol.22 no.1, 36-43: Porto Alegre 2009.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Forense/ Universitária, 1976.
SILVA, Â. Educação e Tecnologia: Entre o Discurso e a Prática. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 72, p. 527-554, jul./set. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA, A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.