Diálogos para pensar a educação de estudantes surdos com deficiências a partir de uma abordagem bilíngue e bicultural

2024-05-17

A proposta desse dossiê é fomentar diálogos entre diferentes profissionais para contribuir com as discussões acerca de práticas educacionais voltadas aos estudantes surdos com deficiência. A concepção de surdo nessas discussões se aproxima de uma perspectiva bilíngue e bicultural, e a deficiência é uma “categoria que transversaliza a sua identidade”, ou seja, o dossiê nos convida a olhar para esses estudantes a partir da sua deficiência e não apesar dela. Portanto, quando o dossiê coloca em diálogo diferentes profissionais e pesquisadores (professores de AEE, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais), se faz possível pensar na potencialidade que propostas de trabalho de cunho colaborativo tem na educação dos estudantes surdos com deficiência, TEA e AH/S.

PERÍODO DE SUBMISSÃO: 01/08/2024 a 15/09/2024

Consulte as Instruções ao Autores para adequar o seu trabalho, conforme as normas de publicação que se encontram disponíveis no Portal de Periódicos da Universidade Estadual da Paraíba, acessando a revista no site https://revista.uepb.edu.br/REIN/about/submissions.

O envio dos trabalhos deverá ser por meio do referido Portal de Periódicos, acessando a Revista https://revista.uepb.edu.br/REIN/user/register. Para isso, faça o cadastro como Autor para realizar a submissão de seu trabalho.

 Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail: rein@setor.uepb.edu.br.

Organizadoras:

Aline Olin Goulart Darde: Doutora e Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Violeta Porto Moraes: Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel.