Edições anteriores

  • Edição Especial III Jornada Nacional Norbert Elias Civilização e Educação
    v. 3 n. 8 (2023)

    O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva – GEPEEPI – da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) junto ao grupo de Estudos Figuração e Jogos de Poder da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou nos dias 14, 15 e 16 de junho de 2023, a III Jornada Nacional Norbert Elias Civilização e Educação, na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB,  Campus I Campina Grande/PB. O evento discutiu a teoria do Sociólogo alemão Norbert Elias e teve como público-alvo professores(as) e alunos(as) de graduação e pós-graduação que compõem os grupos de estudos eliaseanos em diferentes regiões do país. 

  • Descrição da capa da revista: cartaz com o desenho de Frida Kahlo numa cadeira de rodas. Atrás um sol e um pouco mais abaixo cactos.

    EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    v. 8 n. 2 (2023)

    EDIÇÃO ESPECIAL

    Edição especial Gênero e Deficiência”

     Organizadoras:  Adenize Queiroz de Farias, Andreza Vidal Bezerra e Jackeline Susann Souza da Silva.

  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    v. 8 n. 1 (2023)

    EDIÇÃO DE PUBLICAÇÃO CONTÍNUA

  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    v. 7 n. 2 (2022)

    EDIÇÃO DE PUBLICAÇÃO CONTÍNUA

  • EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NO ESTADO DE ALAGOAS
    v. 7 n. 1 (2021)

    A Edição Especial da Revista de Educação Inclusiva - REIN - 2021 apresenta um espaço dedicado à publicação do dossiê temático: “Educação e Inclusão no estado de Alagoas: experiências e pesquisas”. O objetivo do Dossiê é reunir artigos com pesquisas e relatos de experiência sobre a Inclusão no âmbito da Educação no estado de Alagoas. Busca-se dar visibilidade aos trabalhos de pesquisadores e pesquisadoras no âmbito da graduação (TCC), pós-graduação, PIBIC, PIBID e em experiências de extensão, contemplando instituições públicas e privadas. Uma vez que reconhece que a relação entre estas categorias teóricas, Educação e Inclusão, é ampla, interdisciplinar, transdisciplinar e complexa, busca-se o diálogo com as mais diversas áreas de conhecimento. A concepção desta proposta não se reduz à temática de pessoas com deficiência, e sim, se amplia para a concepção de inclusão social no âmbito da educação do pertencimento da diversidade. Reconhece-se assim, que a teia formada pela pela relação entre Inclusão e Educação possui como caraterística a complexidade, além de incluir e transcender os variados campos disciplinares.

    Convidamos-lhes à leitura e reflexões por um caminho de inclusão e tessitura de “um mundo no qual caibam muitos mundos”. Um mundo de pertencimento em que todos os sujeitos, em sua diversidade e tessitura, possam ter, fazer e ser, quem elas são: únicas, singulares, legitimas e livres para construírem seus sonhos, nossos sonhos!

  • IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    v. 6 n. 5 (2021)

    BEM-VINDOS AO QUINTO NÚMERO DA EDIÇÃO DO IV CINTEDI - EDIÇÃO DIGITAL/2021

  • IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    v. 6 n. 4 (2021)

    BEM-VINDOS AO QUARTO NÚMERO DA EDIÇÃO DO IV CINTEDI - EDIÇÃO DIGITAL/2021

  • IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    v. 6 n. 3 (2021)

    BEM-VINDOS AO TERCEIRO NÚMERO DA EDIÇÃO DO IV CINTEDI - EDIÇÃO DIGITAL/2021

  • IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    v. 6 n. 2 (2021)

    BEM-VINDOS AO SEGUNDO NÚMERO DA EDIÇÃO DO IV CINTEDI - EDIÇÃO DIGITAL/2021

  • IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - IV CINTEDI - EDIÇÃO DIGITAL
    v. 6 n. 1 (2021)

    COM MUITA ALGRIA, TRAZEMOS PARA A REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS SELECIONADOS NO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEVIDO AO GRANDE VOLUME DE TRABALHOS, SERÃO APRESENTANDOS EM GRUPOS, NESTA EDIÇÃO, INICIANDO PELO FASCÍCULO NÚMERO UM.

    SEJAM BEM-VINDOS(AS)! SEJAM FELIZES! 

  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    v. 3 n. 3 (2019)

  • O DESAFIO DA INCLUSÃO E DA ACESSIBILIDADE: DIREITO DOS ESTUDANTES, DEVER DAS INSTITUÇÕES
    v. 3 n. 2 (2019)

    É com grande satisfação que esta edição especial da Revista de Educação Inclusiva – REIN - em 2019, faz uma homenagem ao I Encontro de Inclusão no Ensino Superior, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, realizado nos dias 29 e 30 de maio do corrente ano.

  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    v. 3 n. 1 (2019)

    É com imenso prazer que publicamos o primeiro volume da Revista de Educação Inclusiva – REIN - em 2019. Essa edição nos brinda com oito artigos e um relato de experiência, textos que farão você leitor/a perscrutar caminhos significativos no tocante ao escopo da Educação Inclusiva e seus vários flancos de atuação. Nela contamos com a colaboração de cinco educadores brasileiros, assim como dois professores chilenos e um investigador de Moçambique. Dessa forma, leitor/a amigo/a, a REIN continua rompendo fronteiras sempre na busca de promover a inclusão. Por isso, deixamos aqui esse imperdível convite à leitura, pois nos dedicamos para ofertar a cada edição algo especial para todos vocês, que agora poderão conhecer um pouco daquilo que preparamos com muita dedicação.

  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    v. 2 n. 2 (2018)

    A revista REIN tem um grande prazer de apresentar o volume 2, número 2, correspondendo à segunda edição fluxo contínuo, período de julho-dezembro, do ano de 2018. Esta edição conta com 9 artigos. A origem das investigações e dos autores dos trabalhos recebidos e aceitos é diversa (Brasil, Moçambique, Colômbia e México). As questões abordadas nesta edição estão relacionadas à estudos etnográficos, orientação profissional na escola, teoria e prática curricular, afro brasilidade, o processo de escrita na criança com TEA e a inclusão escolar de pessoas com deficiência. Todas essas contribuições foram favoravelmente consideradas pelos especialistas para serem difundidas à comunidade científica nacional e internacional, por contribuírem com a construção e/ou o fortalecimento de uma educação inclusiva.

  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    v. 2 n. 1 (2018)

    Estamos apresentando o volume 2, número 1, da REIN – Revista Educação Inclusiva do
    ano de 2018. Agradecemos às autoras e aos autores que contribuíram para a construção
    deste volume.
    Discutir sobre temas que inquietam o imaginário das sociedades pós-modernas é sem
    dúvida, tentar desvendar os labirintos que desenham os mapas sócio político e econômico de
    tais sociedades. Foi a partir das mais variadas discussões em torno desses temas que surgiram
    legislações, a exemplo da Declaração dos Direitos Humanos de 1945, com o intuito de garantir
    o respeito à cultura, crenças religiosas, questões de gênero, étnico-raciais e corporais, com
    uma deficiência. Todavia, essa mesma sociedade que elaborou legislações que têm como foco
    favorecer o processo de inclusão escolar e social de grupos ditos minoritários, em diversos
    momentos, não vêm conseguindo construir práxis que venham a promover tal processo.

  • Discussões no II CINTEDI e na II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva
    v. 1 n. 1 (2017)

    O primeiro número da Revista Educação Inclusiva – REIN será composto de textos científicos discutidos no II Congresso Internacional de Educação Inclusiva – CINTEDI e na II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, modalidades conferências, palestras e mesas redondas, realizados no período de 16 a 18 de novembro de 2016, cujos textos fundamentam-se na temática “Educação Inclusiva e Direitos Humanos: Políticas e Práticas Sociais”. Ambos discutiram políticas e práticas sociais inclusivas discutidas em âmbito nacional e internacional ao defenderem a inclusão social, sobretudo escolar, de pessoas inseridas num processo de exclusão sociohistórica.