DIFICULDADES DA COMUNIDADE SURDA NO ATENDIMENTO EM SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA
UMA REVISÃO NARRATIVA
Palavras-chave:
Comunicação, Língua Brasileira de Sinais, SurdosResumo
O presente estudo teve como objetivo investigar, na literatura, as dificuldades da comunidade surda no atendimento em serviços de atenção básica. O tema foi abordado mediante a percepção de que os surdos estão deixando de procurar os serviços de saúde, porque não são compreendidos pelos trabalhadores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão narrativa, de trabalhos já publicados entre 2015 e 2020. Os resultados apontam a dificuldade de comunicação, como a principal barreira no atendimento ao serviço de saúde, além de: desistência do atendimento, falta de profissionais preparados para receber esses usuários, falta de intérpretes de Libras, e o tempo de espera. Conclui-se que capacitar trabalhadores com curso básico de Libras, incluir como componente curricular obrigatório a Libras nos cursos superiores da área de saúde, e produzir materiais informativos em Libras nas unidades de saúde ajudam na comunicação surdo/ouvintes, além da utilização dos aplicativos proDeaf e Hand Talk, para tradução do português para Libras para que, de fato, haja a inclusão dos surdos no sistema de saúde pública.
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