DIFICULDADES DA COMUNIDADE SURDA NO ATENDIMENTO EM SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA

UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Maria Aparecida de Sousa Coelho Instituto Federal da Paraíba
  • Maria Clerya Alvino Leite Instituto Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Comunicação, Língua Brasileira de Sinais, Surdos

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar, na literatura, as dificuldades da comunidade surda no atendimento em serviços de atenção básica. O tema foi abordado mediante a percepção de que os surdos estão deixando de procurar os serviços de saúde, porque não são compreendidos pelos trabalhadores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão narrativa, de trabalhos já publicados entre 2015 e 2020. Os resultados apontam a dificuldade de comunicação, como a principal barreira no atendimento ao serviço de saúde, além de: desistência do atendimento, falta de profissionais preparados para receber esses usuários, falta de intérpretes de Libras, e o tempo de espera. Conclui-se que capacitar trabalhadores com curso básico de Libras, incluir como componente curricular obrigatório a Libras nos cursos superiores da área de saúde, e produzir materiais informativos em Libras nas unidades de saúde ajudam na comunicação surdo/ouvintes, além da utilização dos aplicativos proDeaf e Hand Talk, para tradução do português para Libras para que, de fato, haja a inclusão dos surdos no sistema de saúde pública.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Sousa Coelho, Instituto Federal da Paraíba

Especialista em Libras. 

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Publicado

2022-06-28

Como Citar

COELHO, M. A. de S.; LEITE, M. C. A. DIFICULDADES DA COMUNIDADE SURDA NO ATENDIMENTO EM SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO NARRATIVA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 50–65, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1006. Acesso em: 21 nov. 2024.