RESILIÊNCIA E SAÚDE MENTAL

UM ESTUDO SOBRE A VIDA UNIVERSITÁRIA NA UEPB

Autores

  • Paula Almeida de Castro Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Saúde Mental; Resiliência. Vida universitária; Pesquisa Qualitativa.

Resumo

A saúde de estudantes universitários é o objeto de estudo dessa pesquisa. Orienta-se pelos pressupostos teóricos da resiliência, pertencimento e, avança no sentido de buscar compreender a vivência de estudantes universitários da UEPB, no período de isolamento social em função da pandemia da COVID-19. Propõe-se uma análise do contexto histórico-social de doenças que afetaram a população, em épocas remotas, para compor o quadro referencial da situação atual, relacionada à COVID-19 e sobre os modos de comportamento dos estudantes universitários. Busca, na perspectiva dos sujeitos da pesquisa, o entendimento sobre as características das diferentes etapas dos processos de negação e adaptação em face do isolamento social; a análise das interações dos sujeitos, intermediadas pelas redes sociais e a apresentação de um quadro referencial para compreender os processos de resiliência e pertencimento dos estudantes universitários. A abordagem qualitativa de pesquisa qualitativa subsidiou o referencial teórico-metodológico do estudo, bem como o uso de questionários e entrevistas online para a obtenção dos dados analisados para a compreensão do objeto de estudo. Espera-se, com os resultados, contribuir para o entendimento sobre os processos de negação e adaptação em situação de isolamento, promovendo a qualidade da saúde física e mental de estudantes universitários.

Biografia do Autor

Paula Almeida de Castro, Universidade Estadual da Paraíba

Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba.

Referências

BOTTRELL, D. Resistance, resilience and social identities: reframing ‘problem youth’ and the problem of schooling. Journal of Youth Studies, v. 10, n. 5, p. 597-616, nov. 2007.

BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: ArtMed, 1996.

CASTRO, M. A. C. D. Revelando o sentido e o significado da resiliência na preparação de professores para atuar e conviver num mundo em transformação. In: TAVRES, J. (Org.). Resiliência e educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 115-126.

CASTRO, P. A. de. Tornar-se aluno – identidade e pertencimento: perspectivas etnográficas. Campina Grande: EDUEPB, 2015.

CECCONELLO, A. M.; KOLLER, S. H. Competência social e empatia: um estudo sobre resiliência com crianças em situação de pobreza. Estudos de Psicologia, v. 5, n. 1, p.71-93. 2000.

EDWARD, Karen-leigh; WARELOW, P. Resilience: when coping is emotionally intelligent. Journal of the American Psychiatric Nurses Association, v. 11, n. 2, p. 101-102. 2005.

FLEURI, R. M. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 16-35, maio-ago. 2003.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREYRE, G. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51. ed. rev. São Paulo: Global, 2006.

HAMMERSLEY, M.; ATKINSOM, P. Ethnography: principles in practice. London: Tavistock, 1983.

HENDERSON, N. Make resiliency happen. The education digest, v. 63, n. 5, p. 15-18. 1998.

JOSEPH, J. M. The resilient child: preparing today’s youth for tomorrow’s world. New York: Plenum, 1994.

MERRIAM, S. B. Qualitative research: a guide to design and implementation. 2 ed. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2009.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

RICHMAN, J. M.; FRASER, M. W. The context of youth violence: resilience, risk and protection. Westport, CT: Praeger, 2001.

SZYMANSKY, H. R. G. Um estudo sobre o significado de família. 1988. 167f. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1988.

UNGAR, M. A constructionist discourse on resilience. Multiple contexts, multiple realities among at-risk children and youth. Youth & Society, v. 35, n. 3, p. 341-365. 2004.

UNGAR, M. Qualitative contributions to resilience research. Qualitative social work, v. 2, n. 1, p. 85-102, mar. 2003.

UNGAR, M., DUMOND, C.; MCDONALD, W. Risk, resilience and outdoor programmes for at-risk children. Journal of social work, v. 5, n. 3, p. 319-338, dec. 2005.

YUNES, M. A. M. A questão triplamente controvertida da resiliência em famílias de baixa renda. 2001.168f. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.

Downloads

Publicado

2022-09-20