RESILIÊNCIA E SAÚDE MENTAL

UM ESTUDO SOBRE A VIDA UNIVERSITÁRIA NA UEPB

Autores

  • Paula Almeida de Castro Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Saúde Mental; Resiliência. Vida universitária; Pesquisa Qualitativa.

Resumo

A saúde de estudantes universitários é o objeto de estudo dessa pesquisa. Orienta-se pelos pressupostos teóricos da resiliência, pertencimento e, avança no sentido de buscar compreender a vivência de estudantes universitários da UEPB, no período de isolamento social em função da pandemia da COVID-19. Propõe-se uma análise do contexto histórico-social de doenças que afetaram a população, em épocas remotas, para compor o quadro referencial da situação atual, relacionada à COVID-19 e sobre os modos de comportamento dos estudantes universitários. Busca, na perspectiva dos sujeitos da pesquisa, o entendimento sobre as características das diferentes etapas dos processos de negação e adaptação em face do isolamento social; a análise das interações dos sujeitos, intermediadas pelas redes sociais e a apresentação de um quadro referencial para compreender os processos de resiliência e pertencimento dos estudantes universitários. A abordagem qualitativa de pesquisa qualitativa subsidiou o referencial teórico-metodológico do estudo, bem como o uso de questionários e entrevistas online para a obtenção dos dados analisados para a compreensão do objeto de estudo. Espera-se, com os resultados, contribuir para o entendimento sobre os processos de negação e adaptação em situação de isolamento, promovendo a qualidade da saúde física e mental de estudantes universitários.

Biografia do Autor

Paula Almeida de Castro, Universidade Estadual da Paraíba

Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba.

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Publicado

2022-09-20

Como Citar

ALMEIDA DE CASTRO, P. RESILIÊNCIA E SAÚDE MENTAL: UM ESTUDO SOBRE A VIDA UNIVERSITÁRIA NA UEPB. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 4, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1010. Acesso em: 24 dez. 2024.