POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DE ALAGOAS: DO TEXTO AO CONTEXTO

Autores

  • Marilza Pavezi UFAL Campus do Sertão

Palavras-chave:

Palavras-chave: Políticas de Educação Especial; Estado de Alagoas; Texto e contexto

Resumo

O artigo traz um recorte da pesquisa de doutorado da autora. Apresenta uma análise das políticas de Educação Especial, produzidas e colocadas em ação no Estado de Alagoas, com o objetivo de identificar em que medida estas políticas têm garantido o direito à educação para os sujeitos do Público-alvo da Educação Especial (PAEE). A metodologia inclui análise documental, entrevistas semiestruturadas e observações de sala de aula. Os dados foram analisados de maneira relacional, à luz da abordagem do ciclo de políticas, da teoria da atuação e da teoria social de Bourdieu. Conclui-se que: a) o estado de Alagoas tende a reproduzir as políticas nacionais, no que diz respeito aos textos legais que normalizam a Educação Especial; b) a presença do Estado é insuficiente na garantia das condições mínimas para a atuação dessas políticas no contexto da prática, agravando as dificuldades em transformar o sistema de ensino de Alagoas em espaço inclusivo.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

PAVEZI, M. POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DE ALAGOAS: DO TEXTO AO CONTEXTO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 1, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1035. Acesso em: 22 dez. 2024.