POESIA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

UMA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM INTERAÇÃO

Autores

  • Leandro Coimbra da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Inclusão, Educação, AEE, SRM, Poesia, Linguagem, Interação, Zona de desenvolvimento proximal

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa-ação realizada na Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública do Rio Grande do Sul, Brasil. O autor procedeu com a observação participante e posterior intervenção com um sujeito de pesquisa com deficiência intelectual leve. O objetivo do trabalho é propor a linguagem como foco do desenvolvimento da pessoa com DI através da produção poética mediada pelo professor. A pesquisa tornou possível romper com o que Haag (2015) cunhou como Zona de Despotencialização do Desenvolvimento (ZdD), que é a esfera sociodiscursiva que envolve a pessoa rotulada como incapaz.

Biografia do Autor

Leandro Coimbra da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Letras - Hab.: Português - Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e especialização em Psicopedagogia pela Uniasselvi. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos e professor das redes municipais de Novo Hamburgo e São Leopoldo. Tem interesse pelos estudos na área de educação, letramento digital e educação inclusiva.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

COIMBRA DA SILVA, L. POESIA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM INTERAÇÃO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 478–501, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1208. Acesso em: 24 nov. 2024.