REFLEXÕES A LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO SOBRE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA DE ESTUDANTE COM TDAH.

Autores

  • GERALDO BERNARDO BERNARDO UFAL-AL
  • Alves UFAL-AL
  • Tamires UFAL-AL

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.Inclusão.

Resumo

RESUMO

 

Os desafios diários na prática pedagógica de professores e estudantes com TDAH são inúmeros. Logo, temos com o objetivo: refletir a luz do pensamento complexo sobre os processos de inclusão do estudante com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em uma escola da rede pública de Alagoas. Assim, metodologicamente esse artigo se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual, nos apoiamos no relato de experiência de uma professora da educação básica do estado de Alagoas que atua com aluno com TDAH, e cursou a disciplina Seminário: Inclusão pela Perspectiva Transdisciplinar e Complexa no programa de Pós-Graduação em Educação. Como resultado das análises inicialmente percebemos que no contexto escolar o estudante com TDAH foi colocado totalmente a margem dos processos de ensino-aprendizagem e interatividade com os demais estudantes da sala e também com os profissionais da escola.  Mas, a medida que a professora foi adentrando nos campos de discussões, diálogos da epistemologia da complexidade foi se autoavaliando, analisando o contexto de sala de aula e aos poucos foi constituindo um novo  olhar diante do estudante com TDAH e da sua prática pedagógica, começando a desenvolver consciência de suas ações pedagógicas na vida do estudante e de si.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.Inclusão. 

ABSTRACT

The daily challenges in the pedagogical practice of teachers with students with ADHD are numerous. Therefore, we aim to: reflect the light of complex thinking on the processes of inclusion of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder in a public school in Alagoas. Thus, methodologically, this article is characterized as qualitative research, in which we rely on the experience report of a basic education teacher in the state of Alagoas who works with a student with ADHD, and attended the course Seminar: Inclusion through a Transdisciplinary Perspective and Complex in the Graduate Program in Education. As a result of the analysis, we initially realized that in the school context, the student with ADHD was placed completely on the sidelines of the teaching-learning and interactivity processes with the other students in the room and also with the school professionals. But, as the teacher entered the fields of discussion, dialogues of the epistemology of complexity were self-evaluating, analyzing the context of the classroom and little by little it was constituting a new look at the student with ADHD and their pedagogical practice, starting to develop awareness of their pedagogical actions in the student's life and in themselves.

Keywords: Pedagogical Practices. Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Inclusion

RESUMEN: Los retos diarios en la práctica pedagógica de los profesores y alumnos con TDAH son numerosos. Así, nos proponemos reflexionar a la luz del pensamiento complejo sobre los procesos de inclusión de alumnos con Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad en una escuela pública de Alagoas. De esta manera, metodológicamente este artículo se caracteriza por ser una investigación cualitativa, en la que nos basamos en la experiencia de una profesora de educación básica en el estado de Alagoas que trabaja con alumnos con TDAH, y que participó en el curso Seminario: Inclusión por la Perspectiva Transdisciplinaria y Compleja en el Programa de Postgrado en Educación. Como resultado del análisis observamos inicialmente que en el contexto escolar el alumno con TDAH era colocado totalmente al margen de los procesos de enseñanza-aprendizaje y de la interactividad con los demás alumnos del aula y también con los profesionales del centro.  Pero, a medida que la profesora fue entrando en los campos de discusiones y diálogos de la epistemología de la complejidad, fue autoevaluándose, analizando el contexto del aula y constituyendo poco a poco una nueva mirada ante el alumno con TDAH y su práctica pedagógica, comenzando a desarrollar la conciencia de sus acciones pedagógicas en la vida del alumno y en ella misma.

Palabras clave: Prácticas pedagógicas. Trámite del Déficit de Atención con Hiperactividad.Inclusión.

Referências

REFERÊNCIAS

ALVES, M. D. F. Práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas: autoconhecimento e motivação. Rio de Janeiro: WAK, 2016.

______. Favorecendo a inclusão pelos caminhos do coração: complexidade, pensamento ecosistêmico e transdisciplinaridade. Rio de Janeiro, WAK, 2009.

______. O vôo da águia: uma autobiografia. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2008.

______. De professor a educador. Contribuições da Psicopedagogia: ressignificar os valores e despertar a autoria. 3ª. Ed. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2015.

D’AMBRÓSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

CAPRA, F. A teia da vida: Uma compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: editora primeira edição 1999.

GLAT, R. et al. O método de história de vida na pesquisa em Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 10, n. 2, p. 235- 250, 2004. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000200009&lng=pt&nrm=iso> Acesso em: 24 jan. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 25 ª ed. (1ª edición: 1970). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo, Perspectiva, 1978.

MATURANA A, H. R.A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001. 350 p.

______. (Org.). Conversando com Maturana de educación. Málaga: EdicionesAljibe, 2003.

¬¬¬______. H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.

______. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: PalasAthena, 2001.p. 283.

¬¬¬______Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.

MANZINI,E.J.Recursopedagógicoadaptadoeestratégiasparaoensinodeestudantescom deficiência física.In: MANZINI, E. J.; FUJISAWA, D. S. Jogos e recursos paracomunicaçãoeensinona educaçãoespecial.Marília:ABPEE,2010.117-138p.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 31-32p. (Coleção temas sociais).

MINAYO, M.C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. 16-18p.

MORAES, M. C. e Torre, S. Sentipensar- Fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis: Vozes, 2004.

¬¬¬¬¬¬¬¬______ O paradigma educacional emergente. Campinas/SP: Papirus (2003).

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2004.

MORIN, E. Em busca dos fundamentos perdidos. Porto Alegre: Sulina 2003

______. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

______.Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2009.

______.O paradigma perdido: a natureza humana Portugal: Publicações Europa-América, Ltda.

______Epistemologia da complexidade. In: SCHNITMAND, D. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1996. 189-220p.

______. O método 1: A natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2005. 182p.

______. Educação ambiental na escola:objetivos conceitos e estratégias – pensamento sistêmico e pensamento complexo.EDIC 2010. 99p.

______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Cortez; Brasília. UNESCO, 2000.

Zukav, Gary. A morada da alma. São Paulo: Cultrix, 1999.

Downloads

Publicado

2022-09-21