A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR UMA PERSPECTIVA COMPARADA BRASIL - PORTUGAL

Autores

Palavras-chave:

Estudantes com deficiência; Ensino Superior; Estudo comparado; Brasil - Portugal; Legislações.

Resumo

Este artigo aborda o direito à educação, assunto frequentemente discutido pela Unesco e, mais especificamente, o direito de inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior. Analisamos, em uma perspectiva comparada, as legislações brasileira e portuguesa sobre inclusão dos estudantes com deficiência nesta modalidade de ensino. A metodologia de pesquisa contou com levantamentos bibliográfico e documental, estudos sobre legislações nacionais e internacionais, experiências institucionais e fatos históricos relacionados aos dois países lusófonos. O objetivo geral consistiu em analisar e comparar as legislações, práticas inclusivas e avanços na inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior entre Brasil e Portugal. Desta forma, as análises possibilitaram inferir que, apesar de todas as conquistas legais, as instituições de ensino e os estudantes com deficiência encontram inúmeras barreiras. Porém, constatamos um aumento significativo do ingresso desses sujeitos ao ensino superior, concomitantemente a uma maior aplicabilidade das legislações e ações de inclusão e acessibilidade de ambos os países.

Biografia do Autor

Ana Cláudia de Lima Linhares, UFSC

Mestranda da Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui graduação em Administração; Licenciatura em Pedagogia com - ênfase em Educação Especial; Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva e pós graduação em Gestão e Orientação e Escolar. Atualmente é Pedagoga na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando na Coordenadoria de Acessibilidade Educacional. E-mail: anaclinhares05@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4718-4399.

Eric Araujo Dias Coimbra, UFSC

Graduado em Relações Internacionais (Univali) e Geografia (UFSC); especialista em Políticas Públicas (UDESC), mestre em Geografia (UFSC) e doutor em Sociologia Política (UFSC). Possuo experiência nas áreas de Sociologia Política e Relações Internacionais. Participei do Núcleo de Pesquisa de Movimentos Sociais da UFSC. Trabalhei como docente em diversas escolas do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Lecionei para cursos técnicos e de pós-graduação no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); e para o ensino superior na Anhanguera Educacional e na Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS). E-mail: ericoimbra@yahoo.com.br

Adolfo Ramos Lamar, FURB

Pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina. Consultor ad-hoc de publicações periódicas e agências de fomento. É Pesquisador do Grupo Educogitans da FURB, Observatório de Estudos Comparativos em Educação (OIECE), Grupo Paideia e Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP e pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Comunidades Sustentáveis do Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da UESC. E-mail: jemabra@furb.br

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Publicado

2023-01-02