A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR UMA PERSPECTIVA COMPARADA BRASIL - PORTUGAL
Palavras-chave:
Estudantes com deficiência; Ensino Superior; Estudo comparado; Brasil - Portugal; Legislações.Resumo
Este artigo aborda o direito à educação, assunto frequentemente discutido pela Unesco e, mais especificamente, o direito de inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior. Analisamos, em uma perspectiva comparada, as legislações brasileira e portuguesa sobre inclusão dos estudantes com deficiência nesta modalidade de ensino. A metodologia de pesquisa contou com levantamentos bibliográfico e documental, estudos sobre legislações nacionais e internacionais, experiências institucionais e fatos históricos relacionados aos dois países lusófonos. O objetivo geral consistiu em analisar e comparar as legislações, práticas inclusivas e avanços na inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior entre Brasil e Portugal. Desta forma, as análises possibilitaram inferir que, apesar de todas as conquistas legais, as instituições de ensino e os estudantes com deficiência encontram inúmeras barreiras. Porém, constatamos um aumento significativo do ingresso desses sujeitos ao ensino superior, concomitantemente a uma maior aplicabilidade das legislações e ações de inclusão e acessibilidade de ambos os países.
Referências
Brasil. (2008). Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC; SEEP. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf
Brasil. (2021). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas _e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf
Candido Pereira, C. E. (2016). Inclusão no ensino superior: percepções de servidores públicos docentes e não docentes no Brasil e em Portugal. [Tese de Doutorado em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara].
Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/constituicao.htm
Decreto 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec3298.pdf
Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Diário Oficial da União: Seção 1, Edição 189, p. 6. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948
Decreto n. 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2001/d3956.htm
Decreto n.º 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n.º 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portador as de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. 2004. Diário Oficial da União. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm
Estatutos Nacional de Estatística. INE. Censos. https://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid= CENSOS&xpgid= ine_censos_indicador&contexto=ind&indOcorrCod=0000661&selTab=tab10
Ferreira A. G. (2008). O Sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação. Porto Alegre, 31(2), 124-138.
Fontes, F. (2009). Pessoas com deficiência e políticas sociais em Portugal: da caridade à cidadania social. Revista Crítica de Ciências Sociais, 86, 73-93.
Gil, A. C. (2011). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6a ed.) São Paulo: Atlas.
Guatemala. (1999). Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE. Censo demográfico 2010. https://censo2010.ibge.gov.br/ noticias-censo?id=3&idnoticia=2170&view=noticia
Lei n.º 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm
Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm
Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/ l12764.htm
Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm
Lei n.º 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial da União. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13409.htm
Madeira, A. I. (2004). A Bandeira da Língua como um Arquétipo de Pátria: Ficções da Lusofonia em um Contexto Pós-colonial. Centro de Estudos Sociais - Faculdade de Economia - Universidade de Coimbra. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra.
Manzon, M. (2015). Comparação entre lugares. In M. Bray, B. Adamson, & M. Mason (Orgs.). Pesquisa em educação comparada: abordagens e métodos. Brasília: Liber Livro.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2017). Fundamentos de Metodologia Científica. (8a ed.). São Paulo: Atlas.
Nóvoa, A. (2009). Modelos de análise em educação comparada: o campo e o mapa. In D. B. de Souza, & S. A. Martínez. Educação comparada: rotas de além-mar. São Paulo: Xamã, 23-62.
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO (1994). Ministério da Educação e Ciência da Espanha/Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – Corde. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. http://redeinclusao.pt/media/fl_9.pdf
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO (1990). Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien. https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990
Portugal. Decreto-lei 319, de 23 de agosto de 1991. Lisboa, 1991. https://data.dre.pt/eli/dec-lei/319/1991/08/23/p/dre/pt/html
Portugal. Despacho nº 7031-B/2015, de 24 de junho de 2015. Ministério da Educação e Ciência. https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/7031-b-2015-67591182
Portugal. Lei nº 46, de 14 de outubro de 1986. Lei de Bases do Sistema Educativo. Lisboa, 1986. https://dre.pt/dre/detalhe/lei/46-1986-222418
Portugal. Lei nº 9, de 02 de maio de 1989. Lei de Bases da Prevenção e da Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência. Lisboa, 1989. https://dre.pt/dre/detalhe/lei/9-1989-611899
Portugal. Lei nº 38, de 18 de agosto de 2004. Bases Gerais do Regime Jurídico da Prevenção, Habilitação, Reabilitação e Participação da Pessoa com Deficiência. Lisboa. https://data.dre.pt/ eli/lei/38/2004/08/18/p/dre/pt/html
Portugal. 1º Plano de Ação para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade. Lisboa, setembro de 2006. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/resolucao_paipdi_2006_0.pdf
Portugal. Constituição da República Portuguesa de 1976. Lisboa. 10 de abril de 1976. https://data.dre.pt/eli/decapconst/1976/p/cons/20050812/pt/html
Portugal. Decreto-lei 3/2008 de 7 de janeiro de 2008. Define os apoios especializados a prestar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário dos sectores público, particular e cooperativo. Lisboa, 2008. https://data.dre.pt/eli/dec-lei/3/2008/01/07/p/dre/pt/html
Portugal. Decreto-lei 319/1991, de 23 de agosto de 1991. Estabelece o regime educativo especial aplicável aos alunos com necessidades educativas especiais. Lisboa, 1991. https://data.dre.pt/eli/dec-lei/319/1991/08/23/p/dre/pt/html
Portugal. Decreto-lei 54/2018, de 06 de julho de 2018. Estabelece o regime jurídico da educação inclusiva. Lisboa, 2018. https://data.dre.pt/eli/dec-lei/54/2018/p/cons/20191003/pt/html
Portugal. Decreto-lei 55/2018, de 06 de julho de 2018. Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens. Lisboa, 2018. https://data.dre.pt/eli/dec-lei/55/2018/p/cons/20210803/pt/html
Portugal. Decreto-lei nº 163/2006, de 08 de agosto de 2006. Regime da acessibilidade aos edifícios e estabelecimentos que recebem público, via pública e edifícios habitacionais. Lisboa, 2006. https://data.dre.pt/eli/dec-lei/163/2006/p/cons/20190718/pt/html
Portugal. Decreto-lei nº 74/2017, de 21 de junho de 2017. Livro de reclamações amarelo e Atendimento Público avaliado. Lisboa, 2006. https://data.dre.pt/eli/dec-lei/74/2017/06/21/p/dre/pt/html
Portugal. Decreto-lei nº 88/1985, de 1º de abril de 1985. Aplica aos alunos dos ensinos primário e superior o regime constante do Decreto-Lei n.º 174/77, de 2 de maio, com as necessárias adaptações. Lisboa, 1985. https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/88-1985-325115
Portugal. Decreto-lei nº 35, de 25 de janeiro de 1990. Define o regime de gratuitidade da escolaridade obrigatória. Lisboa, 1990. https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/35-1990-335264
Portugal. Despacho n.º 7031/2015, de 24 de junho de 2015. Regulamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Lisboa, 2015. https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/7031-2015-67581618
Portugal. Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Inquérito às Necessidades Especiais de Educação no Ensino Superior. https://www.dgeec.mec.pt/np4/428
Portugal. Lei n º 46/1986, de 14 de outubro. Lei de Bases do Sistema Educativo – Conselho Nacional de Educação. Diário da República, 1986. https://data.dre.pt/eli/lei/46/1986/p/cons/20090827/pt/html
Portugal. Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro de 2019. Estabelece o regime jurídico da educação inclusiva, 2019. Lisboa, 2019. https://data.dre.pt/eli/lei/116/2019/09/13/p/dre
Portugal. Lei n.º 37/2003, de 22 de agosto de 2003. Estabelece as bases do financiamento do ensino superior. Lisboa, 2003. https://data.dre.pt/eli/lei/37/2003/p/cons/20190902/pt/html
Portugal. Lei n.º 46/2006, de 28 de agosto de 2006. Proíbe e pune a discriminação em razão da deficiência e da existência de risco agravado de saúde. Lisboa, 2006. https://data.dre.pt/ eli/lei/46/2006/p/cons/20211118/pt/html
Portugal. Lei n.º 66/1979, de 4 de outubro de 1979. Educação Especial. Lisboa, 1979. https://dre.pt/dre/detalhe/lei/66-1979-365138
Portugal. Lei n.º 9, de 02 de maio de 1989. Lei de Bases da Prevenção e da Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência. Lisboa, 1989. https://dre.pt/dre/detalhe/lei/9-1989-611899
Portugal. Lei nº 38, de 18 de agosto de 2004. Bases Gerais do Regime Jurídico da Prevenção, Habilitação, Reabilitação e Participação da Pessoa com Deficiência. Lisboa, 2004. https://data.dre.pt/ eli/lei/38/2004/08/18/p/dre/pt/html
Portugal. Lei nº 46, de 14 de outubro de 1986. Lei de Bases do Sistema Educativo. Lisboa, 1986. https://dre.pt/dre/detalhe/lei/46-1986-222418
Portugal. Portaria n.º 787/1985, de 17 de outubro de 1985. Acréscimo ao numerus clausus estabelecido, destinado exclusivamente ao ingresso no ensino superior de candidatos portadores da respectiva habilitação legal e que sejam deficientes físicos ou sensoriais. Lisboa, 1985. https://dre.pt/dre/detalhe/portaria/787-1985-178320
Portugal. Resolução do Conselho de Ministros n.º 97/2010, de 14 de dezembro de 2010. Estratégia Nacional para a Deficiência 2011-2013 (ENDEF). Lisboa, 2010. https://data.dre.pt/eli/ resolconsmin/97/2010/12/14/p/dre/pt/html
Resolução CNE/CEB 1/2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. MEC: Brasília, DF, 2002.
Silva, V. B., & Livério, A. O. (2020). Educação: Teoria e Prática 30(63).