FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA EM QUÍMICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Palavras-chave:
Educação Especial Inclusiva, Ensino de Química, Formação de ProfessoresResumo
O trabalho teve como objetivo analisar nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química componentes referentes à Educação Especial e Inclusiva, a partir de ranking nacional calculado pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), entre 10 primeiros e 10 últimos avaliados. O estudo também analisou os relatos de 11 docentes de Química em formação inicial e continuada por meio de entrevistas estruturadas. Os resultados identificaram que os institutos federais, avaliados como 10 últimos, tinham serviços especializados, a despeito dos primeiros. A discussão sobre o tema ainda está centralizada na Língua Brasileira de Sinais, principalmente nos documentos dos cursos mais bem avaliados. As entrevistas mostraram formação docente incipiente e sentimentos negativos relacionados à inclusão, bem como a predominância de estratégias aos aspectos arquitetônicos e a atuação de intérpretes de Língua de Sinais.
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