O ECA NO CURRÍCULO ESCOLAR

A INVISIBILIDADE DA CIDADANIA

Autores

  • Evanda Helena Bezerra Sobral UEPB
  • Lenilda Cordeiro de Macêdo Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Palavras-chave:

Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Criança, Cidadania, Currículo

Resumo

Resumo: Investigamos, através desta pesquisa, se o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) faz parte do currículo de instituições educacionais públicas de um município paraibano e se as crianças compreendem o que significa ser cidadão. O ECA completou 32 anos, recentemente sendo um dos grandes desafios, da efetivação desta Lei o desconhecimento do conjunto de direitos previstos na mesma, por um grande contingente de crianças e adolescentes brasileiros. É uma pesquisa de vertente qualitativa, na qual realizamos uma entrevista semiestruturada com 20 crianças, matriculadas em escolas da rede municipal e 4 professoras. Os Resultados evidenciaram que 60% das crianças entrevistadas não sabem o que é ser cidadão e que ainda há, por parte dos professores entrevistados, uma desconfiança quanto à apresentação do ECA para as crianças e seu empoderamento através desta Lei. Em linhas gerais, concluímos que a comunidade escolar precisa repensar o currículo para que o ECA seja um conteúdo permanente, tanto nas disciplinas, ou áreas de conhecimento, como nas relações cotidianas da escola contribuindo, nesta perspectiva, para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres na sociedade.

 Palavras - chave: Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; Criança; Cidadania; Currículo.

Biografia do Autor

Evanda Helena Bezerra Sobral, UEPB

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI.

Lenilda Cordeiro de Macêdo, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora Efetiva da Universidade Estadual da Paraíba.

Referências

Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70.

Constituição Federal da República Federativa do Brasil. (1988). Brasília: Senado Federal.

Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Senado Federal, 1990.

Ferreira, L. A. M. (2010). O Estatuto da Criança e do Adolescente e o professor: reflexos na sua formação e atuação. São Paulo: Cortez.

Freire, P. (2015). Pedagogia do oprimido. (59a ed.). rev. e atual. – Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. p.58.

Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos da Criança. 1959. http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/c_a/lex41.htm

Rizzini, I., & Pilotti, F. (2011). A Arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. In R. Irene, & F. Pilotti (Orgs.). (3a ed.). São Paulo: Cortez.

Rosemberg, F., & Mariani, C. L. S. (2010). A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança: debates e tensões. Caderno de Pesquisa, 40(141), 693-728.

Sarmento, M., Soares, N., Tomás, C. (2004). Participação Social e Cidadania Ativa das Crianças. http://acervo.paulofreire.org:80/xmlui/handle/7891/3842

Silva, T. T. (2005). Documentos de identidade: Uma introdução às teorias de currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica.

Vasconcelos, T. (2007). A Importância da Educação na Construção da Cidadania. Saber (e) Educar, 12, 109-117.

Veiga, I. P. A. (2012). As dimensões do projeto político-pedagógico: Novos desafios para a escola. In I. P. A. Veiga, & M. Fonseca (Org.), Projeto Político-Pedagógico: novas trilhas para a escola. Campinas, SP: Papirus.

Downloads

Publicado

2022-12-24