A MULHER SOBRE RODAS

NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA VIVENDO EM UMA “SOCIEDADE DE ALTA PERFORMANCE”

Autores

Palavras-chave:

Mulher com deficiência, Corpo, Capacitismo, Contemporaneidade

Resumo

Os modos com os quais a sociedade lida com pessoas com deficiência são marcados por avanços e retrocessos. Modelos ultrapassados com prerrogativas do capitalismo e capacitismo estão presentes na contemporaneidade. Discursos de superação, meritocracia, missão divina tensionam o tempo inteiro a luta para a afirmação do modelo social da deficiência, o qual foi fortalecido por mulheres deficientes. Ainda assim, a sociedade paralisa e nega os lugares que essas mulheres ocupam.  O objetivo geral da pesquisa é analisar narrativas (auto) biográficas de mulheres em cadeira-de-rodas na sociedade contemporânea. A escolha metodológica foi a abordagem qualitativa, por meio de narrativas (auto) biográficas da própria pesquisadora e de outras mulheres deficientes a partir de suas falas que tornaram públicas em meios de divulgação. As experiências serão narradas através de fotos, trechos de diários, memórias de cenas, etc. As análises das narrativas serão realizadas com os materiais pessoais que irão ser disponibilizados, fazendo uma costura com conceitos teóricos. Ancorado nestes referenciais deverá ser enfatizado o experienciar da deficiência e sua articulação com gênero, raça, sexualidade. O estudo permitirá à pesquisadora poder falar a partir do lugar que ocupa, como também promoverá uma ampliação na compreensão da deficiência ao trazer as outras vozes femininas.

Biografia do Autor

Cintia Pinto do Nascimento, UFDPar

Graduada em Psicologia pela Faculdade UNINASSAU Parnaíba - PI (2018). Especialista na Abordagem Centrada na Pessoa. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar (2022). Especializada em Suicidologia: prevenção e posvenção, processos autodestrutivos e luto pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Psicóloga Clínica (CRP: 21/03514). Vice-coordenadora e psicóloga voluntária no Projeto Reviver em Parnaíba (PI).

Lana Veras de Carvalho, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza e Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí. É Professora Adjunta do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Psicologia da saúde e social com especialização em Psico-oncologia PUC-RS e Hebeatria. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia da saúde e hospitalar, psico-oncologia, bioética, psicologia social, luto, morte, tempo e envelhecimento.

Referências

Bock, G. L. K., Silva, S. C., Gomes, D. M., & Beche, R. C. E. (2020). Estudos da deficiência na educação: reflexões sobre o capacitismo no ensino superior. In M. Gesser, G. L. K. Böck & P. H. Lopes (Eds.), Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social. (pp. 17-36). Curitiba: CRV.

Brasil, Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Institui a Lei Brasileira de Cotas. Brasília (DF): Planalto do Governo Federal. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm.

Brasil, Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuo da Pessoa com Deficiência). Brasília (DF): Planalto do Governo Federal. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Butler, J. (2015). Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Canguilhem, G. (2011). O normal e o patológico. (7 ed.). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Kilomba, G. (2019). Memórias da Plantação - Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó.

Louzeiro, R. (2020). Educação pública e inclusão: motores à construção de uma sociedade inclusiva. In C. Constantino, K. G. Luiz, L. M. L. Costa, T. B. H. Silveira, & V. Bernardes (Eds.), Mulheres com deficiência: garsntias de direitos para exercício da cidadania. Coletivo Feminista Hellen Keller.

Luiz, K. G (2020). Guia Mulheres com deficiência: garantia de direitos para exercício da cidadania. In C. Constantino, K. G. Luiz, L. M. L. Costa, T. B. H. Silveira & V. Bernardes. (Eds.), Deficiência pela perspectiva dos direitos humanos. (pp. 18-26). Coletivo Feminista Hellen Keller.

Mello, A. G. (2014). Gênero, deficiência, cuidado e capacitismo: uma análise antropológica de experiências, narrativas e observações sobre violências contra mulheres com deficiência. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Santa Catarina]. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/182556

Mello, A. G. (2016). Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Ciência & Saúde Coletiva, 21(10), p. 3265-3276. https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.07792016

Mello, A. G. (2019). Olhar, (não) ouvir, escrever: uma autoetnografia ciborgue. [Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina]. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215355

Ribeiro, D. (2017). O que é: lugar de fala? Belo Horizonte (MG): Letramento.

Taylor, S. (2017). Beasts of Burden: Animal and Disability Liberation. New York: The New Press.

Downloads

Publicado

2023-06-05