Direito à Educação de mulheres e meninas autistas

Autores

  • Gisele Mascarelli Salgado USP/SP

Palavras-chave:

Direito à Educação, Mulheres Autistas, Estudos “defiça”

Resumo

Este artigo busca discutir o direito à educação dos autistas sob a perspectiva de gênero, para poder evidenciar o sujeito de direito que fica geralmente invisível frente a uma universalidade da legislação e de padrões médicos que não diagnosticam mulheres. A metodologia utilizada é a da pesquisa bibliográfica e análise crítica de trabalhos que tratam do direito à educação, sob uma perspectiva dos estudos “defiça” e dos estudos feministas. Este trabalho busca apresentar a perspectiva de uma mulher autista, que como pesquisadora faz a análise dos direitos de mulheres autistas, trazendo uma abordagem da comunidade autista. A dificuldade de se garantir o direito à educação leva mulheres autistas a abandonarem a escola por falta de uma política educacional que a contemple. Para isso não ocorrer, não basta ouvir especialistas em educação, médicos ou cuidadores. Como conclusão, entende-se que é necessário ouvir as mulheres e meninas autistas para buscar em conjunto estratégias educacionais específicas.

Biografia do Autor

Gisele Mascarelli Salgado, USP/SP

Pós -Doutora em Direito pela FD-USP, Doutora em Direito pela PUC-SP, Mestre em Direito pela PUC-SP, Bacharel em Direito pela UMC, Bacharel em História- FFLCH-USP, Bacharel em Filosofia pela FFLCH-USP, especialista em Direito do Trabalho, especialista em Direito civil. Professora universitária.

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Publicado

2023-06-05

Como Citar

MASCARELLI SALGADO, G. Direito à Educação de mulheres e meninas autistas. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 8, n. 2, p. 27–41, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1720. Acesso em: 21 dez. 2024.