O DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO VERBAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA A PARTIR DO ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS

Autores

Palavras-chave:

Análise do Comportamento Aplicada, Comportamento Verbal, DTT, TEA

Resumo

Nota-se um constante aumento de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), caracterizado por déficits persistentes na comunicação recíproca, na interação social em múltiplos contextos, por padrões restritos e repetitivos de comportamento e, em alguns casos, apresenta comprometimento intelectual e da linguagem que trazem prejuízos significativos ao indivíduo, desde a infância.  A vista disto, surge a urgência de se pensar tratamentos que sejam eficazes e atuem na diminuição dos sintomas supracitados, assim, verifica-se que a Análise do Comportamento Aplicada, comumente conhecida como ABA (Applied Behavior Analysis), emerge como referência por se tratar de uma prática baseada em evidências científicas, a destacar a técnica do Ensino por Tentativas Discretas (DTT), também conhecida como treino por tentativas discretas. Logo, o presente artigo intenciona realizar uma análise a respeito das contribuições do DTT direcionadas ao desenvolvimento do comportamento verbal em crianças diagnosticadas com TEA. Por conseguinte, sendo uma revisão integrativa de caráter qualitativo, reuniu dados de estudos experimentais e assim foi possível averiguar que os resultados obtidos foram de encontro a hipótese inicial na qual acreditava-se que há eficácia da intervenção DTT para ensino, desenvolvimento e modelagem do comportamento verbal em crianças com TEA.

Biografia do Autor

Raphael Weber Silva Rocha, Centro Universitário UNIFTC

Estudante graduando do curso de psicologia no Centro Universitário UNIFTC de Vitória da Conquista-BA.

Beatriz Ferraz de Oliveira, Centro Universitário UNIFTC

Estudante graduanda do curso de psicologia no Centro Universitário UNIFTC de Vitória da Conquista-BA.

Luísa Bacelar Queiroz, Centro Universitário UNIFTC

Estudante graduanda do curso de psicologia no Centro Universi´tário UNIFTC de Vitória da Conquista-BA.

Gênesis Guimarães Soares, Centro Universitário UNIFTC

Docente do curso de psicologia no Centro Universi´tário UNIFTC em Vitória da Conquista-BA. Especialista em Didática, Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pela Faculdade Dom Alberto. Especialista em Análise do Comportamento pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Especialista em Atenção Psicossocial no SUS e SUAS pela Faculdade Sudoeste. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB).

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

SILVA ROCHA, R. W.; FERRAZ DE OLIVEIRA, B.; BACELAR QUEIROZ, L.; GUIMARÃES SOARES, G. O DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO VERBAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA A PARTIR DO ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 108–130, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1889. Acesso em: 10 dez. 2024.