O DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO VERBAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA A PARTIR DO ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS
Palavras-chave:
Análise do Comportamento Aplicada, Comportamento Verbal, DTT, TEAResumo
Nota-se um constante aumento de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), caracterizado por déficits persistentes na comunicação recíproca, na interação social em múltiplos contextos, por padrões restritos e repetitivos de comportamento e, em alguns casos, apresenta comprometimento intelectual e da linguagem que trazem prejuízos significativos ao indivíduo, desde a infância. A vista disto, surge a urgência de se pensar tratamentos que sejam eficazes e atuem na diminuição dos sintomas supracitados, assim, verifica-se que a Análise do Comportamento Aplicada, comumente conhecida como ABA (Applied Behavior Analysis), emerge como referência por se tratar de uma prática baseada em evidências científicas, a destacar a técnica do Ensino por Tentativas Discretas (DTT), também conhecida como treino por tentativas discretas. Logo, o presente artigo intenciona realizar uma análise a respeito das contribuições do DTT direcionadas ao desenvolvimento do comportamento verbal em crianças diagnosticadas com TEA. Por conseguinte, sendo uma revisão integrativa de caráter qualitativo, reuniu dados de estudos experimentais e assim foi possível averiguar que os resultados obtidos foram de encontro a hipótese inicial na qual acreditava-se que há eficácia da intervenção DTT para ensino, desenvolvimento e modelagem do comportamento verbal em crianças com TEA.
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