AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM EDIFICAÇÕES NA UFCG

Autores

  • Maria Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Maria Holanda UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Joseni Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Ana Beatriz Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Géssica Alcântara UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Palavras-chave:

acessibilidade; deficiência visual; inclusão; estudantes universitários.

Resumo

Esta pesquisa objetivou avaliar as condições de acessibilidade para estudantes com deficiência visual em
algumas edificações na Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Campus I, PB. Na metodologia
foram realizadas inspeções e aplicação de listas de verificação com vistas ao cumprimento da NBR9050
(2015), enfatizando os acessos, sinalizações, mapas táteis, escadas, corrimãos, guarda corpos, sinalização
tátil no piso, guias de balizamento, circulação e elevadores. Foi observado que as condições de acessibilidade
nas edificações avaliadas são precárias, apresentando descumprimento às normas técnicas e à legislação
que viabilizam a acessibilidade. Foram sugeridas recomendações para adaptações de forma a contribuir
com as condições de acessibilidade, segurança e autonomia dessas pessoas. Propõem-se que estas
sejam implementadas, para que as edificações atendam às necessidades destes estudantes, e que os
mesmos estejam menos expostos a riscos na convivência com espaços, na situação em que se encontram.

Biografia do Autor

Maria Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Docente do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Campina Grande. Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande.

Maria Holanda, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Discente do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Campina Grande.

Joseni Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Discente do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande.

Ana Beatriz Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Discente do Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Federal de Campina Grande.

Géssica Alcântara, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Discente do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

SANTOS, M. B. G. dos; HOLANDA, M. F. C. de; ALMEIDA, J. S.; ARAÚJO, A. B. C.; ALCÂNTARA, G. D. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM EDIFICAÇÕES NA UFCG. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 3, n. 2, p. 28–56, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/20. Acesso em: 27 nov. 2024.