AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM EDIFICAÇÕES NA UFCG
Palavras-chave:
acessibilidade; deficiência visual; inclusão; estudantes universitários.Resumo
Esta pesquisa objetivou avaliar as condições de acessibilidade para estudantes com deficiência visual em
algumas edificações na Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Campus I, PB. Na metodologia
foram realizadas inspeções e aplicação de listas de verificação com vistas ao cumprimento da NBR9050
(2015), enfatizando os acessos, sinalizações, mapas táteis, escadas, corrimãos, guarda corpos, sinalização
tátil no piso, guias de balizamento, circulação e elevadores. Foi observado que as condições de acessibilidade
nas edificações avaliadas são precárias, apresentando descumprimento às normas técnicas e à legislação
que viabilizam a acessibilidade. Foram sugeridas recomendações para adaptações de forma a contribuir
com as condições de acessibilidade, segurança e autonomia dessas pessoas. Propõem-se que estas
sejam implementadas, para que as edificações atendam às necessidades destes estudantes, e que os
mesmos estejam menos expostos a riscos na convivência com espaços, na situação em que se encontram.