A Importância da Educação Bilíngue na Escola: Libras como primeira língua para os surdos

Autores

  • Rosângela Ribeiro Fundação Universitária Iberoamericana – FUNIBER, Brasil

Palavras-chave:

Educação de surdos, Educação bilíngue, Legislação

Resumo

A educação de surdos sempre foi alvo de muitas especulações, o principal motivo era o modo como deveriam
ser educados. Aqui neste artigo nós abordaremos de maneira breve a trajetória da educação de surdos no
Brasil e no mundo, conheceremos as metodologias de ensino criadas com o proposito de alfabetizar os surdos
tais como: Oralismo, Comunicação Total, Bimodalismo e o mais recente Bilinguismo. Também vamos mostrar
um pouco sobre a cultura, comunidade e identidades surdas, logo mais conheceremos as leis que respaldam
a educação de surdos no Brasil e no Estado de Pernambuco. A trajetória e a luta dos surdos por uma educação
igualitária, compreenderemos também o porquê dos surdos defenderem e lutarem por uma educação bilíngue,
assim saberemos a importância da mesma nas escolas. Será está a melhor forma de educar um surdo? E ainda
a educação bilíngue acontece no nosso país? Estas são questões que nós buscamos responder nesse artigo.

Biografia do Autor

Rosângela Ribeiro, Fundação Universitária Iberoamericana – FUNIBER, Brasil

Mestranda em Educação pela Fundação Universitária Iberoamericana – FUNIBER, Brasil.

Referências

Aranha, M. S. F. (Org.). (2003). Estratégia para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais (coordenação geral: SEES/MEC). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial.

Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf

Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

Costa, M. P. R. (1994). Orientações para ensinar o deficiente auditivo a se comunicar. (v.1, n.2, pp. 53-62)

Piracicaba: Revista Brasileira de Educação Especial. Recuperado de http://cienciaparaeducacao.org/publicacao/costa-m-p-r-orientacoes-para-ensinar-o-deficiente-auditivo-a-se-comunicar-revista-brasileirade-educacao-especial-piracicaba-v-1-n-2-p-53-62-1994/Decreto nº 5.626, de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm Lei Estadual nº 11.686, 18 de outubro de 1999. Reconhece oficialmente no Estado de Pernambuco, como meio de comunicação objetiva e de uso corrente, a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, e dispõe sobre a implantação desta como língua oficial na Rede Pública de ensino para surdos. Recuperado de http://legis.alepe.pe.gov.br/arquivoTexto.aspx?tiponorma=1&numero=11686&complemento=0&ano=1999&tipo

Lei Estadual nº 13.651, de 4 de dezembro de 2008. Institui o “Dia Estadual do Surdo” no âmbito do Estado de Pernambuco. Recuperado de http://legis.alepe.pe.gov.br/arquivoTexto. aspx?tiponorma=1&numero=13651&complemento=0&ano=2008&tipo

Lei Estadual nº 14.789, de 1º de outubro de 2012. Institui no âmbito do Estado de Pernambuco a Política Estadual da Pessoa com Deficiência. Recuperado de http://legis.alepe.pe.gov.br/arquivoTexto. aspx?tiponorma=1&numero=14789&complemento=0&ano=2012&tipo=&url

Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm

Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm

Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm>

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

Müller, J.. I., Karnopp, L. B. (2015). Educação Escolar Bilíngue de Surdos. (37ª Reunião Nacional da ANPED – 04 a 08 de outubro de 2015). UFSC. Recuperado de http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT15-4077.pdf

Perlin, G. (2004). O Lugar da Cultura Surda. In Thoma, A. S., & Lopes, M. C. (Orgs.). A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC. Recuperado de http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/fundamentosDaEducacaoDeSurdos/

assets/279/TEXTO_BASE-Fundamentos_Educ_Surdos.pdf

Perlin, G., Strobel, K. Disciplina: Fundamentos da educação de surdos. Recuperado de http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/fundamentosDaEducacaoDeSurdos/assets/279/TEXTO_BASE-Fundamentos_Educ_Surdos.pdf

Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf

Rocha, S. (2008). O INES e a educação de surdos no brasil. (Vol. 1, 2. ed., dez/2008). Rio de Janeiro: INES.

Strobel, K. (2008). As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora UFSC.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

RIBEIRO, R. S. A Importância da Educação Bilíngue na Escola: Libras como primeira língua para os surdos. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 1, p. 24–38, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/214. Acesso em: 22 dez. 2024.