OLHAR PARA CADA UM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Mariana Silva UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Maria Lima UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Marlene Freitas UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Palavras-chave:

Inclusão, Educação infantil, Autismo, Prática docente

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada no Município de Garanhuns-PE que buscou
compreender como conceitos teóricos relativos à inclusão e integração de criança com Transtorno do Espectro
Autista (TEA) repercutem na prática docente-discente da Educação Infantil. Dialogamos com teóricos em
defesa sobre a educação inclusiva. Utilizamos a observação participante. Como achados, o processo inclusivo
é lento, porém acreditar nas potencialidades da criança é o primeiro passo para um fazer pedagógico voltado
a individualidade do sujeito. Assim, relacionamos a discussão da prática docente com o autismo na Educação
Infantil dentro do sistema regular de ensino, levando em consideração o paradigma entre inclusão e
integração a luz de Mantoan (2015) e uma análise acerca da pedagogia da diferença proposta por Skliar (2003).

Biografia do Autor

Mariana Silva, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luís, Brasil. Professora da Educação Básica da rede privada. Integrante do Grupo de Pesquisa “A Cultura Da Infância nas Políticas e Práticas Pedagógicas da Educação Infantil (GRUPEI)”, vinculado a Universidade de Pernambuco (UPE), Brasil.

Maria Lima, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. Professora efetiva da Universidade de Pernambuco (UPE), Brasil.

Marlene Freitas, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns, Brasil.

Referências

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Fontes.

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Publicado

2020-09-01