DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, LETRAMENTO ACADÊMICO E SUBJETIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR INCLUSIVA
Palavras-chave:
Deficiência intelectual, Letramento acadêmico e subjetivação/subjetividade.Resumo
Este artigo objetiva compreender as manifestações do letramento acadêmico na constituição de um
sujeito em situação de deficiência intelectual que concluiu, com êxito, a Educação Superior na perspectiva
da Educação Inclusiva. Especificamente analisamos a ressignificação de subjetividades em um discurso
produzido por Luana Dallacorte em um vídeo, disponibilizado nas redes sociais, em que discorre sobre sua
trajetória social e escolar focalizando o letramento acadêmico quando de sua vivência no Curso Superior
de Fisioterapia. A apreciação nos indica que os ganhos obtidos na educação superior inclusiva, em meio
aos árduos desafios enfrentados por ela, parecem ampliar as suas possibilidades de vida e afirmação social.
As manifestações do letramento acadêmico podem ser vistas no reposicionamento social do sujeito, a
exemplo do empoderamento de estar se construindo uma profissional, tendo alternado o lugar inferiorizado
– de ajudado - ao de ajudador/protagonista com ações prospectivas. Por fim, tal empoderamento afirma a
condição de intelectual orgânico por Luana junto ao coletivo de sujeitos em situação de deficiência intelectual.