DIFERENÇAS PRESENTES NA UFCG: A EXPREIÊNCIA DE INCLUSÃO DE UMA ALUNA SURDA NO PPGLE1
Palavras-chave:
Libras; surda; inclusão educacionalResumo
O objetivo deste artigo é descrever o processo de inclusão da aluna Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar no PPGLE
(Programa de pós-Graduação em Linguagem e Ensino) /UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). Para
tal, consideramos que os processos de comunicação desenvolvidos precisam ser usados para auxiliar as pessoas
surdas em sua comunicação no dia a dia, de maneira independente (Lei 10.436/02 e do Decreto 5.626/05). Esses
dispositivos legais reconhecem a Libras como meio de comunicação natural e legítimo dos surdos e asseguralhes
o direito de usá-la perante a sociedade. Muitos surdos, entretanto, enfrentam barreiras de comunicação
devido à ausência de compartilhamento linguístico em língua de sinais, no caso do Brasil, Libras, por parte
da maioria da comunidade acadêmica que ainda os enxerga sob a ótica do paradigma clínico e do discurso
da deficiência. Diante dessa realidade, apresentamos o caminho percorrido pelo PPGLE para inclusão da
referida aluna, e elencamos ações que vemos como necessárias e urgentes de serem implementadas na UFCG.