CREACIÓN DE RECURSOS EDUCATIVOS EN ABIERTO PARA EL ACCESO UNIVERSAL A LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA:
una experiencia de formación docente para la inclusión
Palavras-chave:
Formación Docente, Diseño Universal para el Aprendizaje, Recursos Educativos en Abierto, Metodologías ActivasResumo
A formação voltada à inclusão e renovação das abordagens pedagógicas garante que os docentes estejam preparados para atender às necessidades do alunado e incorporar estratégias e ferramentas que maximizem sua aprendizagem. Este trabalho documenta a experiência de implementação de um curso-oficina sobre Criação de Recursos Educacionais Abertos (REA), no qual uma turma de professores e professoras de matemática de nível universitário participaram do desenho de atividades de aprendizagem baseados nos princípios das metodologias ativas e do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Foi realizado um estudo de caso intrínseco a partir do qual foi possível verificar o potencial da formação dos docentes para integrar ferramentas educacionais na geração de experiências de aprendizagem matemática ativas e inclusivas.
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