ANATOMIA HUMANA EM LIBRAS: ESTRATÉGIA PARA INCLUSÃO DE PROFISSIONAIS SURDOS NA SAÚDE

Autores

  • Thays Fernanda Henriques Dantas da Fonseca Universidade Estadual da Paraíba
  • Herbert Costa do Rêgo Universidade Estadual da Paraíba
  • Profa. Aline de Maman Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Anatomia humana; LIBRAS; Educação

Resumo

A educação é essencial para a formação do indivíduo e a inclusão não se restringe ao aumento do número de vagas para deficientes. Estratégias para inclusão dos estudantes deficientes no ambiente universitário visam condições igualitárias no processo de aprendizagem, para que ocupem postos de trabalho mais valorizados. Há carência de sinais em LIBRAS para os nomes das estruturas do corpo humano, gerando limitações aos estudantes surdos no componente curricular de Anatomia Humana, que é básico e obrigatório na grade curricular de todos os cursos de graduação em ciências da saúde. Portanto, criamos sinais em LIBRAS referentes às estruturas anatômicas estudadas em nível de graduação, para compor um material didático de anatomia humana que permita aos estudantes surdos o acesso a conteúdo mais aprofundado e incentive o ingresso de novos alunos surdos no ambiente universitário.

Biografia do Autor

Thays Fernanda Henriques Dantas da Fonseca, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB, Brasil, professora do Ensino Fundamental na Escola Cidadã Integral de Audio-comunicação de Demóstenes Cunha Lima/EDAC, Brasil

Herbert Costa do Rêgo, Universidade Estadual da Paraíba

Graduação em Geografia (Universidade Estadual da Paraíba/UEPB, Brasil, 2006), especialização em educação profissional integrada a educação básica (Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Brasil, 2008), especialização em LIBRAS e educação para surdos (Universidade Norte do Paraná/UNOPAR, Brasil, 2016), especialização em tradução e interpretação LIBRAS/Português e Português/LIBRAS (Faculdade Nossa Senhora de Lourdes/FNSL, Brasil, 2017), intérprete de LIBRAS da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB, Brasil

Profa. Aline de Maman, Universidade Estadual da Paraíba

Graduação em Fisioterapia (Universidade Católica do Salvador/UCSal, Brasil, 2003), mestrado em Ciências médicas (Universidade de São Paulo/USP, Brasil, 2006), doutoramento em Ciências médicas (Universidade de São Paulo/USP, Brasil, 2010, com estágio no Instituto de Anatomia Humana da Universidade do Porto/UP, Portugal – Programa de Doutoramento com Estágio no Exterior, CAPES), pós doutoramento  (Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/USP, Brasil, 2012), docente de Anatomia Humana da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB, Brasil

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

HENRIQUES DANTAS DA FONSECA, T. F. .; COSTA DO RÊGO, H. .; DOS SANTOS DEMAMAN, A. ANATOMIA HUMANA EM LIBRAS: ESTRATÉGIA PARA INCLUSÃO DE PROFISSIONAIS SURDOS NA SAÚDE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 5, n. 1, 2021. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/277. Acesso em: 18 dez. 2024.