POR UMA ETNOGRAFIA DA PRÁTICA DOCENTE: A CIRCULARIDADE DE CONHECIMENTOS ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE

Autores

  • Luís Borges Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/ CAp-UERJ.

Palavras-chave:

Circularidade de saberes; Formação docente; Relação universidade-escola básica; Etnografia.

Resumo

A circularidade de saberes entre a escola e a universidade é objeto de estudo desse trabalho. Analisamos, a
partir da ótica das professoras, como ocorre a relação de saberes entre a escola e a universidade. Utilizamos
a abordagem etnográfica de pesquisa, através da descrição densa do campo pesquisado, de observações
de sala de aula, de entrevistas semiestruturadas e da triangulação de informações. A sustentação teórica
ocorre principalmente pelo diálogo com autores como Tardif, Charlot, Lüdke, André e Fontoura. No
itinerário da pesquisa entrevistamos onze professoras que realizaram o Curso Normal, cursam ou cursaram
Pedagogia na UERJ com experiência no magistério e observamos uma sala de aula de uma escola da rede
municipal de ensino de São Gonçalo durante seis meses. De acordo com as falas de nossas entrevistadas,
é possível pensar em uma formação docente que esteja ligada ao dia a dia da escola e em consonância
com as exigências da universidade. Sendo assim, à guisa de conclusão desse estudo, podemos entrever
que existe uma perspectiva dicotômica no processo de formação docente em que estão colocadas, de
forma polarizada, as dimensões dos saberes e fazeres, da teoria e da prática, da escola e da universidade.

Biografia do Autor

Luís Borges, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/ CAp-UERJ.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ).
Membro do Grupo de Estudos em Práticas Educativas, Juventudes e Infâncias (GEPEJI) do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da
Silveira/ CAp-UERJ.

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Publicado

2020-01-24