SOCIOLOGIA DAS PROFISSÕES EM ELIAS: A NARRATIVA DE UM CONFLITO

Autores

Palavras-chave:

Profissão, Interdependências, Conflitos

Resumo

O presente artigo vem refletir sobre os conflitos e as interdependências que contribuem para o surgimento das profissões. Para tanto, tomamos por base a obra Escritos e Ensaios (2006), especificamente o cap. 3 referente “A gênese da profissão naval”, no qual Norbert Elias analisa os conflitos e as interdependências geradas em alto-mar pelas personagens Drake e Doughty.  De modo que as relações entre essas duas personagens e a necessidade social da função da profissão naval naquela embarcação, foram alguns dos motivos que contribuíram para o desencadeamento desta profissão supracitada.  Dessa maneira, a reflexão aqui apresentada, nos fez compreender não apenas o desenvolvimento dessa função, mas também entender o processo de constituição de outras profissões que surgiram ou desapareceram no decorrer do processo civilizador. De acordo com Norbert Elias (2006), para que uma profissão se estabeleça, é preciso ser demandada por uma comunidade e depois, que passa a existir, pode permanecer em sociedade, independentemente, de quem primeiro a exerceu. Isso significa que nem todas as profissões são permanentes, algumas delas podem desaparecer, pois apenas existirá enquanto houver necessidade social de que ela exista.

Biografia do Autor

Ruth Barbosa Araújo Ribeiro, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora, Mestre e Especialista em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Educação Infantil, Neurociência e Aprendizagem pela Universidade Cândido Mendes-RJ. Atua como professora da Graduação e Pós-Graduação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Referências

Elias, N. (2006). Escrito e ensaios. Rio de Janeiro: Zahar.

Elias, N., & Scotson, J. (2000). Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Elias, N. (2005). Introdução à Sociologia. Lisboa Edições – 70. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Downloads

Publicado

2023-11-25