UTILIZAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO EM SAÚDE

Autores

  • Brenda Aguiar Universidade de Pernambuco
  • Matheus Gomes Universidade de Pernambuco
  • Anthony Lins Universidade Católica de Pernambuco
  • Maria Tereza Muniz Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Educação, Saúde

Resumo

A Realidade Virtual (RV) pode ser definida como um ambiente real ou simulado, que oferta diversos estímulos simultâneos, permitindo ao usuário se sentir imerso neste ambiente. Visto que a RV está em constante necessidade de inovação, a presente revisão tem por objetivo avaliar sua utilização para o ensino em saúde por meio de uma revisão sistemática de literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado na Biblioteca Virtual de Saúde e na Revista Novas Tecnologias na Educação. A busca dos descritores nas bases de dados resultou em 162 artigos, dos quais, sete foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão. Os resultados mostram que a RV facilita a interação do usuário com aplicações computacionais, interação em tempo real e revelando-se como meio tridimensional realista. Em conclusão, os resultados apresentam a RV como um importante recurso para o treinamento e formação de profissionais da saúde.

Palavras-chave: Realidade Virtual; Educação; Saúde.

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

AGUIAR, B.; GOMES, M.; LINS, A.; MUNIZ, M. T. UTILIZAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO EM SAÚDE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 5, n. 1, 2021. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/325. Acesso em: 18 dez. 2024.