PRESSUPOSTOS QUE INFLUENCIARAM OS PROFESSORES DE LIBRAS EM OPTAREM POR SUA FORMAÇÃO

Autores

  • Graciele Alice Carvalho Adriano Uniasselvi

Palavras-chave:

Formação docente, Libras, Educação Básica

Resumo

O artigo apresenta as considerações dos professores de Libras que os levaram a optarem e investirem na profissão docente. A pesquisa propôs identificar os motivos que levaram o professor intérprete e o professor instrutor a optarem pela profissão; apreender os saberes necessários e analisar os entendimentos sobre a atuação docente no trabalho com ensino de Libras. Como procedimento de análise optou-se pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), por meio da produção de um memorial descritivo entregue aos professores que atuam com Libras, em uma escola da rede estadual de Santa Catarina. A escola conta com a contratação de professor intérprete de Libras e professor instrutor de Libras para o acompanhamento de um aluno surdo matriculado no Ensino Médio. Os  professores revelaram que o principal motivo que os levaram a escolherem sua profissão apresentou relação com episódios de sua infância, referente a necessidade da comunicação em Libras.

Referências

AMARAL, P. (2011). Orientações para o Professor de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Secretaria de Estado da Educação. Fundação Catarinense de Educação Especial. São José: FCEE.

BARDIN, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

BRASIL. (2005) Decreto nº 5. 626, de 22 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: jan. 2021.

MARTINEZ, M. (2000). A. Função auditiva e paralisia cerebral. In: LIMONGI, S. Paralisia cerebral: processo terapêutico em linguagem e cognição: pontos de vista e abrangência. Carapicuíba (SP), Pró-Fono.

NÓVOA, A. (2009). Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA.

PIMENTA, S.G. (1999). Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez.

QUADROS, R. (2004). O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Brasília: MEC; SEESP.

SANTA CATARINA. (2004). Fundação Catarinense de Educação Especial. Política para educação de Surdos no Estado de Santa Catarina. São José: FCEE.

SEVERINO, A. J. (2002). Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez.

TARDIF, M. (2006). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes.

TARDIF, M. (1999). Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC.

VYGOTSKY, L. S. (1997). Obras Escogidas III: Historia del desrrollo de las funciones psíquicas superiores. Madrid: Visor Distribuciones.

Downloads

Publicado

2021-04-15