PRESSUPOSTOS QUE INFLUENCIARAM OS PROFESSORES DE LIBRAS EM OPTAREM POR SUA FORMAÇÃO

Autores

  • Graciele Alice Carvalho Adriano Uniasselvi

Palavras-chave:

Formação docente, Libras, Educação Básica

Resumo

O artigo apresenta as considerações dos professores de Libras que os levaram a optarem e investirem na profissão docente. A pesquisa propôs identificar os motivos que levaram o professor intérprete e o professor instrutor a optarem pela profissão; apreender os saberes necessários e analisar os entendimentos sobre a atuação docente no trabalho com ensino de Libras. Como procedimento de análise optou-se pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), por meio da produção de um memorial descritivo entregue aos professores que atuam com Libras, em uma escola da rede estadual de Santa Catarina. A escola conta com a contratação de professor intérprete de Libras e professor instrutor de Libras para o acompanhamento de um aluno surdo matriculado no Ensino Médio. Os  professores revelaram que o principal motivo que os levaram a escolherem sua profissão apresentou relação com episódios de sua infância, referente a necessidade da comunicação em Libras.

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

ADRIANO, G. A. C. PRESSUPOSTOS QUE INFLUENCIARAM OS PROFESSORES DE LIBRAS EM OPTAREM POR SUA FORMAÇÃO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 5, n. 1, 2021. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/349. Acesso em: 16 nov. 2024.