ACCIONES AFIRMATIVAS E INCLUSIÓN SOCIAL EN LA UNIVERSIDAD DE PERNAMBUCO

Autores

  • Jacqueline Oliveira Universidade de Pernambuco – UPE/Brasil
  • Maria Muniz Universidade Pernambuco – UPE.
  • Waldemar Neto Universidade de Pernambuco – UPE/Brasil.
  • Marcelo Ramos Universidade de Pernambuco - UPE/Brasil.
  • Tarcísia Sousa Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem UPE/UEPB.
  • Betânia Gomes Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem da UPE/UEPB.

Palavras-chave:

Acción afirmativa; Inclusión social; Sistema de cuotas.

Resumo

En los últimos años, el acceso a la enseñanza superior en Brasil ha sido objeto de mucha discusión, principalmente en relación a la necesidad de crear programas y políticas de acción afirmativa e inclusión que contribuyan a la entrada y permanencia en la sociedad de grupos históricamente excluidos. El objetivo de este estudio es presentar el escenario actual de programas y políticas adoptadas en la Universidad de Pernambuco para contribuir con acciones afirmativas de inclusión social. Se utilizó de investigación documental con revisión de la literatura sobre el tema y uso de datos secundarios agregados. Los resultados indican que la universidad viene buscando responder a la demanda de la sociedad por inclusión social por medio de acciones afirmativas. Estos aspectos permitieron apreciar la política de cuotas como un instrumento de política pública de inclusión, más que un recurso destinado a facilitar el acceso a la enseñanza formal del tercer grado.

Biografia do Autor

Jacqueline Oliveira, Universidade de Pernambuco – UPE/Brasil

Espacialização em Práticas Docentes para o Ensino da Língua Espanhola pela FAFIRE/Brasil. Atualmente faz parte da equipe da
Assessoria de Relações Internacionais da Universidade de Pernambuco – UPE/Brasil. Colaboradora do Projeto – SOLIDARIS (coordenado
pela Universidade de Sevilha – Espanha).

Maria Muniz, Universidade Pernambuco – UPE.

Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo - Brasil. Profa. Associada da Universidade Pernambuco – UPE. Pesquisadora colaboradora McGill University, Faculty of Dentistry Department of Dentistry Jewish General Hospital/McGill University. Pesquisadora colaboradora do Projeto – SOLIDARIS (coordenado pela Universidade de Sevilha – Espanha).

Waldemar Neto, Universidade de Pernambuco – UPE/Brasil.

Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/Brasil. Professor da Universidade
de Pernambuco – UPE/Brasil.

Marcelo Ramos, Universidade de Pernambuco - UPE/Brasil.

Doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/Brasil. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco - UPE/Brasil. Pesquisador colaborador do Projeto – SOLIDARIS (coordenado pela Universidade de Sevilha – Espanha).

Tarcísia Sousa, Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem UPE/UEPB.

Especialista em Centro Cirúrgico pelo Hospital da Restauração – PE. Mestranda do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem UPE/UEPB.

Betânia Gomes, Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem da UPE/UEPB.

Doutora em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento pela EERP/USP/ Brasil. Professora Adjunta da UPE, membropermanente do Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem da UPE/UEPB. Pesquisadora colaboradora do Projeto – SOLIDARIS (coordenado pela Universidade de Sevilha – Espanha).

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Publicado

2020-01-24

Como Citar

OLIVEIRA, J. M. S. de; MUNIZ, M. T. C.; NETO, W. B.; RAMOS, M. A.; TARCÍSIA SOUSA, T. D. de A.; GOMES, B. da M. R. ACCIONES AFIRMATIVAS E INCLUSIÓN SOCIAL EN LA UNIVERSIDAD DE PERNAMBUCO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 3, n. 1, p. 107–116, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/35. Acesso em: 22 dez. 2024.