DEFICIÊNCIA VISUAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: O ESTADO DA ARTE DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiência Visual, Educação Superior, Estado da Arte

Resumo

A Educação Superior está em destaque nas discussões atuais, dentre elas ressalta-se a que abrange a inclusão de pessoas com deficiência e os seus  desafios.Como uma das consequências, observa-se a ampliação de  pesquisas que discutem esta temática. Mediante a isso, o objetivo deste estudo foi mapear e analisar as pesquisas  realizadas no Brasil relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência visual na Educação Superior. Esta pesquisa se caracteriza como do tipo Estado da Arte, podendo ser definida como uma modalidade de pesquisa bibliográfica. Foram selecionados 15 trabalhos (13 dissertações e duas teses), os quais foram posteriormente analisados. Os resultados evidenciam que existe uma fragilidade teórica e metodológica nas produções de dissertações e teses. As pesquisas analisadas também apontaram que as universidades têm oferecido condições para que os estudantes com deficiência visual possam frequentar esse nível de ensino, porém, há lacunas a serem superadas. Além disso, os estudos apontaram para um ponto crítico no processo inclusivo: a formação dos professores. Foi possível também averiguar a existência de uma carência na participação das pessoas com deficiência nas pesquisas e nas produções. Concluíu-se  que o processo de inclusão do aluno com deficiência na Educação Superior precisa envolver toda a comunidade educacional (professores, gestores, corpo técnico e os demais estudantes), e valores relacionados a esse processo devem nortear as políticas e práticas institucionais.

Biografia do Autor

Phelipe Lins de Moura, UFAL

Graduado em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016-2020). Pós-Graduado em Educação Física Escolar e Educação Especial pelo Centro Universitário FAVENI. Atualmente curso Educação Física - Bacharelado na Universidade Federal de Alagoas, curso a Pós-Graduação em Fisiologia e Treinamento aplicados ao Exercício Físico na Universidade Federal de Alagoas e o Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. 

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto (2001). Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas e atua no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e no Doutorado), do CEDU/UFAL. Tem experiência na área da Educação Inclusiva e Educação Física Adaptada. Tem pesquisado principalmente nos seguintes temas: Formação de professores e os desafios da inclusão de pessoas com deficiência em diferentes contextos educativos, formação docente e a escolarização de alunos com deficiência intelectual e do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Intelectual

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

LINS DE MOURA, P.; DE LOURDES FREDERICO FUMES, N. DEFICIÊNCIA VISUAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: O ESTADO DA ARTE DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 298–322, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/363. Acesso em: 24 nov. 2024.