DEFICIÊNCIA VISUAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: O ESTADO DA ARTE DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiência Visual, Educação Superior, Estado da Arte

Resumo

A Educação Superior está em destaque nas discussões atuais, dentre elas ressalta-se a que abrange a inclusão de pessoas com deficiência e os seus  desafios.Como uma das consequências, observa-se a ampliação de  pesquisas que discutem esta temática. Mediante a isso, o objetivo deste estudo foi mapear e analisar as pesquisas  realizadas no Brasil relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência visual na Educação Superior. Esta pesquisa se caracteriza como do tipo Estado da Arte, podendo ser definida como uma modalidade de pesquisa bibliográfica. Foram selecionados 15 trabalhos (13 dissertações e duas teses), os quais foram posteriormente analisados. Os resultados evidenciam que existe uma fragilidade teórica e metodológica nas produções de dissertações e teses. As pesquisas analisadas também apontaram que as universidades têm oferecido condições para que os estudantes com deficiência visual possam frequentar esse nível de ensino, porém, há lacunas a serem superadas. Além disso, os estudos apontaram para um ponto crítico no processo inclusivo: a formação dos professores. Foi possível também averiguar a existência de uma carência na participação das pessoas com deficiência nas pesquisas e nas produções. Concluíu-se  que o processo de inclusão do aluno com deficiência na Educação Superior precisa envolver toda a comunidade educacional (professores, gestores, corpo técnico e os demais estudantes), e valores relacionados a esse processo devem nortear as políticas e práticas institucionais.

Biografia do Autor

Phelipe Lins de Moura, UFAL

Graduado em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016-2020). Pós-Graduado em Educação Física Escolar e Educação Especial pelo Centro Universitário FAVENI. Atualmente curso Educação Física - Bacharelado na Universidade Federal de Alagoas, curso a Pós-Graduação em Fisiologia e Treinamento aplicados ao Exercício Físico na Universidade Federal de Alagoas e o Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. 

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto (2001). Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas e atua no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e no Doutorado), do CEDU/UFAL. Tem experiência na área da Educação Inclusiva e Educação Física Adaptada. Tem pesquisado principalmente nos seguintes temas: Formação de professores e os desafios da inclusão de pessoas com deficiência em diferentes contextos educativos, formação docente e a escolarização de alunos com deficiência intelectual e do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Intelectual

Referências

Alcoba, S. A. C. (2008). Estranhos no ninho: a inclusão de alunos com deficiência na UNICAMP. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas].

Almeida, J. G. A. (2016). A individualização do sujeito: deslocamentos na articulação das pessoas com deficiência a partir da educação superior. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora].

Anache, A. A., & Cavalcante, L. D. (2018). Análise das condições de permanência do estudante com deficiência no ensino superior. Psicologia Escolar e Educacional, 115-125. http://www.scielo.br/pdf/pee/v22nspe/2175-3539-pee-22-spe-115.pdf

Anache, A. A., Rovetto, S. S. M., & Oliveira, R. A. (2014). Desafios da implantação do atendimento educacional especializado no Ensino Superior. Revista Educação Especial, 27(49), 299-312.

Azevedo, L. A. (2017). As repercussões das redes sociais significativas de estudantes com deficiência no contexto do ensino superior. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Florianópolis].

Brasil. (2013). Ministério da Educação. Documento orientador Programa Incluir – Acessibilidade na Educação Superior. Secadi/Sesu-2013. Brasília/DF. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12737-documento-orientador-programa-incluir-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192

Brasil. (2006, 4 de julho). Edital nº 8. Programa Incluir. Diário Oficial da União, n. 126, seção 3, Brasília-DF, 30-31.

Brasil. (2018). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2018-pdf/97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-ltimo/file

Brasil. (2020). Sobre a doença. O que é Covid-19. Ministério da Saúde, https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca

Cabral, L. S. A. (2017). Inclusão do público–alvo da educação especial no ensino superior brasileiro: histórico, políticas e práticas. Revista de Educação PUC-Campinas, 22(3), 371-387.

Cantorani, J. R. H., Pilattiet, L. A., Helmann, C. L., & Silva, S. C. R. (2020). A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409. Revista Brasileira de Educação, 25, e250016. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782020000100214&ln=en&nrm=iso

Cantorani, J. R. H., & Pilatti, L. A. (2015). Acessibilidade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná: análise a partir de relatórios do Inep e do olhar do gestor. Educ. Rev. Curitiba, 57, 171-189. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000300171&lng= en&nrm=iso

Castro, S. F. De, & Almeida, M. A. (2014). Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. Rev. Bras. Educ. Espec., 20(2), 179-194.

Dechichi, C., Silva, L. C., & Gomide, A. B. (2008). Projeto Incluir: acesso e permanência na UFU. In: Inclusão Escolar e Educação Especial: teoria e prática na diversidade. Uberlândia: EDUFU, 333-352.

Ferreira, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, 79, 257-272.

Ferreira, E. L. L. S. (2016). A política de inclusão de estudantes cegos na Educação Superior na UFRN: do acesso à permanência. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal].

Freitas, M. A. G. (2015). Equidade e eficácia no ensino superior: o ingresso, permanência e desempenho acadêmico dos estudantes com deficiência. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia, Salvador].

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2010). Censo Escolar, 2010. Brasília: MEC.

Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

Ludwig, A. C. W. (2014). Métodos de Pesquisa em Educação. Educação em Revista (UNESP. MARÍLIA), 15, 7-32,

Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Martins, S. E. S. O., Gomez, A. J. V., Fernandes, Y. Z., & Benetti, C. S. (2017). Inclusão de universitários com deficiência na educação superior: o que dizem as pesquisas no Brasil e Uruguai. Jornal de Políticas Educacionais, 11(17).

Mendonça, P. V. O. (2017). A metodologia científica em pesquisas educacionais: pensar e fazer ciência. Interface Científicas-Educação, 5(3), 87-96.

Messerschmidt, D. W. (2018). Autonomia nos processos de aprendizagem de estudantes com deficiência na educação superior. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria].

Mortatti, M. do R. L., Bertoletti, E. N. M., Oliveira, F. R. De, Mello, M. C. de O. & Trevisan, T. (2015). Sujeitos da história do ensino de leitura e da escrita no Brasil. São Paulo: Unesp Digital.

Moreira, L. C., Bolsanello, M. A., & Seger, R. G. (2011). Ingresso e permanência na Universiade: alunos com deficiência em foco. Educar em Revista, 41, 125-143.

Oliveira, M. V. M. (2017). Acessibilidade e ensino superior: desvendando caminhos para o ingresso e permanência de alunos com deficiência visual na Universidade Regional do Cariri - URCA sob a perspectiva da avaliação educacional. [Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza].

Pacheco, R. V., & Costas, F. A. T. Processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 27, 2006.

Pimenta, C. M. F. M. (2017). Acesso e permanência de estudantes com deficiência visual em uma Instituição de Educação Superior. [Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador].

Rodrigues, L. B. (2018). A deficiência visual e o ensino de ciências biológicas: uma investigação da Educação Básica ao Ensino Superior. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas].

Santiago, J. V. B. (2016). Possibilidades e limitações nas práticas pedagógicas no ensino superior: uma análise do material didático e dos recursos de tecnologia assistiva acessíveis as pessoas com deficiência visual. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte].

Sassaki, R. (2006). Inclusão: a universidade e a pessoa com deficiência. Rede SACI, online. http://saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=18675

Sánchez Gamboa, S. Á. (1998). Fundamentos para la investigácion educativa: presupuestos epistemológicos que orientam al investigador. Santa Fé de Bogotá: Cooperativa, Editorial Magisterio.

Sehnem, C. E. (2018). Cartografia tátil: política inclusiva para estudantes com deficiência visual na educação superior. [Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria].

Shimite, A. S. O. (2017). Inclusão e educação tecnológica em foco: percepções de uma aluna com deficiência visual, de seus professores e de seus colegas. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília].

Silva, D. S. (2018). Suportes para estudantes com deficiência visual no ensino superior. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos].

Silva, R. H. R., & Gamboa, S. S. (2011). Análise epistemológica da pesquisa em educação especial: a construção de um instrumental de análise. Atos de pesquisa em educação, Blumenau, 6(2), 373-402.

Siqueira, A. L. F. C. (2017). Acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem: possibilidades para estudantes com deficiência visual. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente].

Urban, A. L. P. (2016). Um estudo de produções científicas: ingresso e permanência de universitários com deficiência. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista, São Paulo].

Zampar, J. A. S. (2015). Integração à universidade na percepção de estudantes com deficiência. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos].

Downloads

Publicado

2022-12-30