"AS INCRÍVEIS": CULTURA VISUAL E FEMINILIDADES EM OS INCRÍVEIS (2004; 2018)
Palavras-chave:
Educação, Cultura Visual, Gênero, AnimaçãoResumo
Tendo em vista as limitações das políticas públicas que atravessam os espaços e currículos escolares da Educação Básica brasileira, esse artigo apresenta, a partir das práticas teóricas e metodológicas dos Estudos de Gênero e Estudos da Cultura Visual, análises de artefatos visuais que engendram significados afetos aos gêneros. Para isso, selecionamos a personagem Violeta da sequência de filmes Os Incríveis (2004; 2018) e para análise de sua identidade infantil, feminina e de super-heroína, traçamos paralelos com a construção dos personagens Flecha e Zezé, seus irmãos. Nesse cenário, apresentamos propostas críticas que viabilizam um ensino inclusivo às questões de gênero, chamando a atenção aos artefatos da cultura popular que, em muitos casos, não são abordados por professores/as e, quando o são, costumam ser vistos apenas como entretenimento.
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