"AS INCRÍVEIS": CULTURA VISUAL E FEMINILIDADES EM OS INCRÍVEIS (2004; 2018)

Autores

  • Jéssica Fiorini Romero Universidade Estadual de Maringá
  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Educação, Cultura Visual, Gênero, Animação

Resumo

Tendo em vista as limitações das políticas públicas que atravessam os espaços e currículos escolares da Educação Básica brasileira, esse artigo apresenta, a partir das práticas teóricas e metodológicas dos Estudos de Gênero e Estudos da Cultura Visual, análises de artefatos visuais que engendram significados afetos aos gêneros. Para isso, selecionamos a personagem Violeta da sequência de filmes Os Incríveis (2004; 2018) e para análise de sua identidade infantil, feminina e de super-heroína, traçamos paralelos com a construção dos personagens Flecha e Zezé, seus irmãos. Nesse cenário, apresentamos propostas críticas que viabilizam um ensino inclusivo às questões de gênero, chamando a atenção aos artefatos da cultura popular que, em muitos casos, não são abordados por professores/as e, quando o são, costumam ser vistos apenas como entretenimento. 

Biografia do Autor

Jéssica Fiorini Romero, Universidade Estadual de Maringá

Jéssica Fiorini Romero - Acadêmica do 4° ano em Artes Visuais, licenciatura plena, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participa do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - o ARTEI. Desenvolve pesquisas em Educação, Estudos da Cultura Visual, Gênero e Feminilidades. 

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá; Coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI; e artista visual com produções que versam sobre gênero e infância. Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; Gênero e Masculinidades. É autor dos livros: "PROVOQUE: cultura visual, masculinidades e ensino de Artes Visuais" (2020) e "A vida de um Chuveirando" (2021).

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Publicado

2022-02-22