PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM TEMPOS DE RESISTÊNCIA: VOZES ETNOGRÁFICAS DA ESCOLA
Palavras-chave:
Conhecimentos. Escola. Etnografia. Vozes. Resistência.Resumo
A escola, reconhecida como espaço de produção do conhecimento, é apresentada, no contexto da pesquisa
etnográfica, pelas vozes de alunos e alunas, sujeitos da educação pública brasileira. O conhecimento
escolar é, aqui, tomado como central para o entendimento do jogo político em tempos de resistência.
Refletir sobre a diversidade das práticas cotidianas de sala de aula pela perspectiva da etnografia e das
vozes dos sujeitos possibilita configurar novas dimensões para a educação pública por contribuir,
sobremaneira, para o enfretamento do fracasso escolar. Por usos da observação participante, do diário
de campo, de entrevistas etnográficas e de produção textual buscou-se compreender holisticamente
como ocorre/ocorreu a relação entre sujeitos e conhecimento na escola pública mediada pela dimensão
cultural. É importante salientar que escola, didática e currículo devem ser compreendidos neste trabalho
como produtores de diferenças e que o conceito de diferença é requerido como permanente mote de
produção de subjetividades nos processos de enunciação da ação cultural (Bhabha, 2007). À guisa de
conclusão, assume-se que a relação conhecimentos-sujeitos-escola, pode ser encarada como uma política
de produção curricular que incide nas vozes convergentes e dissonantes presentes no cotidiano escolar.