SUB-REPRESENTAÇÃO FEMININA NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO
Palavras-chave:
educação, gênero, inclusão, STEM, inovaçãoResumo
Este artigo tem como propósito principal compreender a sub-representação feminina em STEM no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados em dois bancos de dados da própria instituição, o da Superintendência de Informática da UFRN – SINFO – e do Observatório da Vida do Estudante Universitário – OVEU – em um horizonte temporal compreendido entre 2014 a 2017. A pequena participação de meninas no curso levou a pesquisa a tentar compreender a dinâmica de gênero por trás deste fenômeno. A segregação horizontal ocupacional por gênero aparece com uma resposta bastante satisfatória para a pouca participação de meninas em BC&T. Diante do exposto, como tentativa de modificar esta situação, ao final deste artigo, também foi discutida e analisada uma proposta de intervenção baseada em uma política institucional desenvolvida pela Carnegie Mellon University (EUA).
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