ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA À UNIVERSIDADE E CONSEQUENTEMENTE AO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Valda Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Paula Castro UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Escolha Profissional. Inclusão. Juventude.

Resumo

Esse trabalho resulta de uma pesquisa do mestrado que teve como objeto de estudo compreender a escolha profissional de jovens no ensino médio. Escolha esta, entendida nesse trabalho, como um momento decisivo para os alunos egressos do ensino básico, pois, essa escolha influenciará na construção da identidade profissional que buscam para o futuro. O estudo pautou-se no referencial teórico sobre a juventude, ensino médio e orientação profissional a partir dos conceitos de Dayrell (2009), Pais (1990), Carrano (2011), Carneiro (2012) e Sposito (2009), dentre outros. Utilizou a abordagem qualitativa para subsidiar um estudo de caso em uma escola pública estadual do estado da Paraíba, os sujeitos foram os 13 professores do Ensino Médio e 34 alunos de uma sala de aula. A pesquisa buscou, ainda, responder à questão “Até que ponto uma escola pública da Paraíba, através de seus professores, tem contribuído no processo de Escolha Profissional dos seus alunos?” Os resultados apontaram que a presença da escola, através dos seus docentes na escolha profissional do jovem estudante é essencial, visto a instituição ser um lócus privilegiado, no qual docentes e discentes podem desenvolver atividades em consonância com esta temática.

Biografia do Autor

Valda Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Discente do Mestrado Profissional em Formação de Professores na Universidade Estadual da Paraíba.

Paula Castro, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Centro de Educação.

Downloads

Publicado

2020-01-28