INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO ENTRE TEORIA E PRÁTICA CURRICULAR EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Rosário Sunde Universidade Pedagógica Nampula - Moçambique.

Palavras-chave:

Inclusão; Teoria; Prática; Currículo.

Resumo

O presente artigo, com o tema Inclusão escolar: um desafio entre a teoria e a prática curricular em Moçambique, tem como objetivo promover a inclusão escolar de crianças portadoras de deficiências a partir de modelos e condições adequadas. O mesmo é fruto de experiências socioprofissionais que o autor foi vivenciando durante alguns anos como cidadão e docente de Necessidades Educativas Especiais na Universidade Pedagógica de Moçambique, Delegação de Nampula. O estudo se apoia em obras (concepção teórica) que discutem o fenômeno de inclusão escolar, e em pontos de vista sobre a realidade vivida nas escolas (prática). O artigo não traz soluções, mas algumas sugestões em forma de modelos de procedimentos dos intervenientes no processo de inclusão escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais em turmas regulares.

Biografia do Autor

Rosário Sunde, Universidade Pedagógica Nampula - Moçambique.

Doutorando em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-Brasil. Mestrado em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Pedagógica Nampula. Docente da Universidade Pedagógica Nampula - Moçambique. 

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

SUNDE, R. M. INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO ENTRE TEORIA E PRÁTICA CURRICULAR EM MOÇAMBIQUE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 2, n. 2, p. 40–50, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/42. Acesso em: 7 nov. 2024.