A EDUCAÇÃO MORAL COMO FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Palavras-chave:
educação moral, educação inclusiva, diversidadeResumo
Este artigo perseguiu como objetivo buscar compreender se há e como se dá a relação entre educação moral e educação inclusiva. Portanto, é um estudo da alçada da filosofia da educação, em que identificamos elementos da educação moral que podem ser imprescindíveis para uma educação inclusiva. Lançamos mão de autores renomados para definir a educação moral, estabelecer relações com os conceitos de inclusão e diversidade e identificar propostas didáticas que favoreçam a inclusão. Através dos temas relativos às “tecnologias do eu”, ao desenvolvimento da empatia, à superação do preconceito e aos direitos humanos, tratamos de expor tais propostas didáticas.
Referências
Araújo, U. F. (2008). Resolução de Conflitos e Assembleias Escolares. Cadernos de Educação FaE/PPGE/UFPel. Pelotas [31], 115-131.
Buxarrais, M. R. (2000). EL ESTADO DE LA QUESTIÓN. Tendencias y Modelos de la Educación Moral; Diálogos Filosóficos; 47, 196-220.
Fernandes, J. R. O. (2005). Ensino de História e Diversidade Cultural: Desafios e Possibilidades. Cad. Cedes, Campinas, 25(67), 378-388. http://www.cedes.unicamp.br.
Hunt, L. A. (2009). Invenção dos Direitos Humanos: Uma História. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras.
Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. (5a ed.). São Paulo: Atlas.
Omote, S. (1999). Normalização, Integração, Inclusão… Ponto de Vista, 1(1).
Puig, J. M. (1996). La Construcción de la Personalidad Moral. Barcelona; Ediciones Paidós Ibérica S. A.
Pinheiro, V. P. G. (2011). Preconceito, Moralidade e Educação Moral para a Diversidade. Revista Brasileira de Educação, 16(46), 215-233. https://doi.org/10.1590/S1413-247820 1100 0100012