AFROBRASILIDADE NA RODA DE CAPOEIRA: QUESTÕES RACIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Ivazaki UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Patrícia Araújo UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Formação de Professores; Educação Infantil; Capoeira; Educação Étnico-Racial.

Resumo

A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira marginalizada no decorrer da sua trajetória histórico-social. Seus praticantes enfrentaram muitos desafios, seja no que concerne à luta pelo seu reconhecimento e valorização, seja na sua inserção como prática educativa na educação formal, onde sua importância pode ser ponto de partida de abordagens metodológicas na Educação Infantil por possibilitar a inclusão para a educação das relações étnico-raciais. Este estudo tem, pois, por objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre a temática, discutindo a educação para as relações étnico- raciais à luz da formação de professores/as de Educação Infantil.A pesquisa situa-se no campo de discussão sobre a prática docente e a formação do professorado, tendo em vista que as Unidades Educacionais funcionam como espaços para a formação docente.Verifica-se que a capoeira já é uma realidade em algumas instituições, mas de maneira inconstante, sendo vivenciada, às vezes, apenas pelos/as capoeiras.

Biografia do Autor

Ana Ivazaki, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual da Paraíba. Professora de Educação Infantil.

Patrícia Araújo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora titular da Universidade Estadual da Paraíba, atuando no curso de História, no Mestrado Profissional em Formação de Professores e no Mestrado de Serviço Social.

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

IVAZAKI, A. C. D.; ARAÚJO, P. C. de A. AFROBRASILIDADE NA RODA DE CAPOEIRA: QUESTÕES RACIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 2, n. 2, p. 51–79, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/43. Acesso em: 23 dez. 2024.