ESTUDO DE CASO DO PROCESSO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR

Autores

  • Diana Sampaio Braga Universidade Estadual da Paraíba
  • Marta Valéria Silva Araújo Lira
  • Antonio Luiz da Silva

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Estudo de Caso, Inclusão, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar o processo de inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual, para tentar entender e auxiliar no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, identificado durante a realização da pesquisa através da apresentação de métodos e estratégias de intervenção capazes de possibilitar uma melhor interação, participação e desenvolvimento nas atividades. Para esse estudo utilizamos a metodologia de estudo de caso, com observação participante. Neste sentido, foram realizadas visitas em uma escola regular, construindo um diário de campo para analisar os dados na perspectiva histórico-cultural. A partir do estudo ressaltamos que as reflexões apontam a existência de um longo caminho a ser percorrido, pela sociedade e pela educação, em uma proposta de inclusão, para que a pessoa com deficiência seja tratada como um sujeito ativo e participante na construção de sua própria história.

Biografia do Autor

Diana Sampaio Braga, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2003), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Atualmente é docente da Universidade Estadual da Paraíba 

Marta Valéria Silva Araújo Lira

Graduada em Pedagogia na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Educação Infantil. Especialização em Educação Infantil - FIP. Especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva- UEPB. 

Antonio Luiz da Silva

Doutor em Psicologia-UFRN, Brasil. Mestre em Antropologia-UFPB, Brasil. Especialista em Gestão Escolar Faculdade Kúrios-CE, Brasil.

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Publicado

2022-10-04

Edição

Seção

ESTUDO DE CASO