A INCLUSÃO DE UMA PROFESSORA COM DEFICIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL: REFLEXÕES DO “LEGAL AO REAL” Á LUZ DA COMPLEXIDADE E DA TRANSDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Maria Alves Universidade Federal de Alagoas-UFAL.
  • Maria Oliveira Universidade Federal de Alagoas-UFAL.
  • Guilherme Pereira Centro Universitário Tiradentes - UNIT-AL.

Palavras-chave:

inclusão, educação para todos, ensino superior, transdisciplinaridade, complexidade

Resumo

Temos nos deparado, nos últimos anos, com uma grande ampliação da discussão sobre a inclusão em todos os espaços. As barreiras físicas e arquitetônicas são evidentes, mas além destas os alunos e mesmo professores com deficiência se deparam com barreiras atitudinais e/ou pedagógicas. Para fomentar tal reflexão à luz da complexidade e da transdisciplinaridade, relatar-se-á o processo de inclusão de uma professora com mobilidade reduzida. Na perspectiva de uma abordagem qualitativa, tomamos comi caminho metodológico, além da pesquisa bibliográfica, apresentaremos brevemente, um Estudo de caso. Mais claramente, o relato sobre a inclusão de uma professora com deficiência física em uma Instituição Federal de Ensino, no nordeste do Brasil. Fez-se com o intuito de instigar sobre a direção da inclusão tão pouco discutida. Desta feita, poderemos perceber nosso processo de co-autonomia, de co-dependência, de cooperação, de co-construção. Nossa autonomia é sempre compartilhada. Precisamos do outro para que sejamos nós mesmos. Assim podermos ampliar nossa consciência e dizer: outro nos faz, o outro nos fez e fortalece!

Biografia do Autor

Maria Alves, Universidade Federal de Alagoas-UFAL.

Doutora em Educação – PUC/SP e UB (Universidade de Barcelona). Professora de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas-UFAL.

Maria Oliveira, Universidade Federal de Alagoas-UFAL.

Especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade pela UFAL. Psicóloga na Coordenação de Psicologia do Núcleo de Desenvolvimento Infantil – UFAL.

Guilherme Pereira, Centro Universitário Tiradentes - UNIT-AL.

Mestrado em andamento em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT-AL.

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Publicado

2020-01-28

Como Citar

ALVES, M. D. F.; OLIVEIRA, M. B. C. de; PEREIRA, G. V. A INCLUSÃO DE UMA PROFESSORA COM DEFICIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL: REFLEXÕES DO “LEGAL AO REAL” Á LUZ DA COMPLEXIDADE E DA TRANSDISCIPLINARIDADE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 2, n. 2, p. 126–137, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/47. Acesso em: 7 nov. 2024.