A FAMÍLIA E A ESCOLA FRENTE AO DIGNÓSTICO DA CRIANÇA:

UM ESTUDO DE CASO SOBRE INCLUSÃO E AUTISMO

Autores

  • Valdir da Silva FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Débora Cardoso Prefeitura de Ilhota - Santa Catarina
  • Maria Helena Cardoso Prefeitura de Gaspar - Santa Catarina

Palavras-chave:

Autismo, Família, diagnóstico, Intervenção Precoce

Resumo

O objetivo do nosso estudo é analisar o desenvolvimento de uma criança autista e dividir experiências que contribuem para as formas de inserção no convívio social e escolar. As crianças autistas, em grande maioria não falam, mas compreendem a linguagem. As dificuldades da mãe e da criança em incluir a mesma dentro do envolvimento social. Como a intervenção precoce ajuda a criança nesse sentido e as suas contribuições no seu desenvolvimento trazendo uma qualidade de vida melhor. Trata-se de um estudo de caso sobre as etapas de integração de uma criança autista no ambiente escolar e na sociedade. Abordamos as dificuldades cotidianas, sejam elas por questões funcionais, pedagógicas, estruturais ou naturais. Analisamos questões das intervenções na vida familiar e escolar e compreensão das dificuldades da família de uma criança autista em adquirir tratamento especial necessário. Podemos observar pelas falas da participante na entrevista a importância do diagnóstico e a intervenção precoce trouxeram ganhos para a criança. Concluímos que o diagnóstico deve ser concomitante a aceitação da família. Ou seja, é preciso que a família aceite e entenda as condições que levam a inclusão da criança, porque, o amor pela criança, às vezes, faz os parentes acreditarem que o diagnóstico não é verdade. O aumento da capacidade de atenção, comunicação, interação social, organização interna e melhora do desempenho em atividades do dia-a-dia.

Biografia do Autor

Valdir da Silva, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutorando e Mestre em Desenvolvimento Regional, FURB. Especialista em Engenharia de Produção, UNISOCIESC. Tecnólogo em Fabricação Mecânica, Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau. Foi professor do SENAI Bumenau por 10 anos. É tutor nos cursos de extensão universitária da FURB. Integrante do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária, Trabalho e Desenvolvimento Regional. 

Débora Cardoso, Prefeitura de Ilhota - Santa Catarina

Pedagoga pela Faculdade Educacional da Lapa, FAEL; Especialista em Psicopedagogia pela Sociedade Educacional Leonardo Da Vinci, UNIASSELVI; Especialista em Neuroaprendizagem pela UNICESUMAR. 

Maria Helena Cardoso, Prefeitura de Gaspar - Santa Catarina

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia na UNIGRAN

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Publicado

2022-12-24

Como Citar

DA SILVA, V.; CARDOSO, D. .; CARDOSO, M. H. . A FAMÍLIA E A ESCOLA FRENTE AO DIGNÓSTICO DA CRIANÇA: : UM ESTUDO DE CASO SOBRE INCLUSÃO E AUTISMO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 18–33, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/510. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ESTUDO DE CASO